terça-feira, 12 de junho de 2012

TEM MAIS QUENTÃO AÍ? de Marcus Di Bello


TEMA: FESTA JUNINA

(Ele e ela sentados em uma mesa. Festa de São João. Ela bebe quentão. Ele come doce. Faz frio)

ELE
Eu tinha certeza que ficaria deslocado, não falei para você? Essa festa é para gente jovem. Quer dizer, quando digo que estou deslocado não quer dizer que eu não seja jovem. Não sou, mas também não tenho espírito de velho. Sabe que tenho uma alma de criança. Mas não me sinto bem em festa junina. E quando falo isso, não estou me referindo apenas a essa festa. Falo de todas as festas juninas do mundo! Essa festa existe em outras partes do mundo? Eu não sei, mas você entendeu o que eu quis dizer, não é? Não me olha com essa cara. A festa até que está boa. Tem doce, eu gosto bastante desses doces. Sabia que eu pensava ser alérgico a amendoim quando criança? Besteira minha, nunca fui alérgico. Por que as pessoas falam que odeiam algo sem experimentar? Odiar é uma palavra tão forte.
(Tempo)
Quem inventou essa palavra? Odiar. É uma palavra que não faz sentido. Sabe, não falo só do sentimento, mas a palavra mesmo. Quem definiu que esse sentimento receberia esse nome? Qual é o sentido? Eu não sou obrigado a usar esse termo. Ou sou? Mas onde eu estava mesmo? Ah, sim... a razão de odiarem algo sem experimentar. Então, eu odiava amendoim, falava até que tinha alergia, mas quando experimentei passei a adorar. Mas festa junina é coisa diferente. Já experimentei várias, durante toda a minha vida, e não há nada que me faça gostar. Eu me sinto deslocado. Não é o fato de ser para gente jovem e sei que eu disse isso, mas analisando melhor, o que me faz odiar festa junina é o fato de sempre ter odiado. Espera, a palavra odiar é forte. Não gostar. Isso, fica mais leve e dentro do que realmente quero dizer. Não gosto de festa junina. Acho sem sal, sem graça. Não vejo motivos para gostar. Toda essa coisa de tradição não me convence. Não gosto de fogueira, não gosto desse clima caipira, não gosto de quadrilha. Nem do poema do Carlos Drummond eu gosto. Mas estou aqui, não estou? Estou aqui por você, pelo nosso relacionamento, pela sua filha, que eu estou aprendendo a amar como se fosse minha também.
(Breve pausa)
Não estou jogando isso na sua cara, pelo amor de Deus, não é nada disso. Estou apenas deixando claro que o que me faz estar aqui é o meu amor por você. Não me olha assim, estou falando a verdade. Estou abrindo o meu coração com você e em troca recebo esse olhar. Isso me deixa puto. Você não acredita em mim? Olha, eu sei que às vezes passo dos limites e falo umas bostas, mas é porque sou desse jeito. Sou meio descontrolado às vezes, mas quem não tem o seu momento de descontrole? Nós já estamos acostumados. Eu sei que foi errado eu ter reclamado da sua demora hoje. Eu só não consigo entender como você consegue enrolar tanto para escolher uma roupa. Desculpa, não queria voltar no assunto. Sei que é uma vitória das mulheres, esse lance de poder escolher a própria roupa, depois de anos de submissão, de inquisições, todas aquelas baboseiras antigas. Sabe, quando jogavam as mulheres na fogueira. Olha só, fogueira, por isso não gosto de fogueira. Lembro-me da inquisição. Deve ser por isso.
(Silêncio)
Desculpa se te chamei de vadia ontem, foi no calor da discussão. Nem acho essa palavra tão forte assim. Quem inventou essa palavra? Parece tão mais forte do que realmente é. Às vezes considero até um elogio, sabia? Tem uma sonoridade tão boa essa palavra. Vadia. Se não conhecesse a palavra acharia até ser uma coisa boa. A palavra possui um significado pejorativo, mas eu não dei esse significado. Esse significado foi criado há anos, eu não tive participação nisso. Mesmo eu conhecendo o seu significado hoje. Realmente, tenho uma parcela de culpa nisso. Sei que não gostou, então me desculpa por isso. E o fato de estar aqui, nessa festa junina, não é como um pedido de desculpas. Não leve por esse lado. Estou aqui por amor a você e não para me redimir de algo. Só acho que está chato. É isso! Essa é a palavra. Não é que eu odeio e nem que não goste. Eu acho festa junina algo chato.
(Tempo)
Que horas começa a dança da Clara?
(Tempo)
Está chato ficar aqui.
(Tempo)
Tem mais quentão aí?

Um comentário:

  1. Muito bom o monólogo. Principalmente na parte que você aprofundou no significado das palavras. Por exemplo, porque ódio é uma palavra pesada? Não é a palavra que é pesada, é o significado a que ela foi associada, ao sentimento...

    ResponderExcluir