quarta-feira, 20 de junho de 2012

SORTE LIDA EM POSTS de Ronaldo Fernandes


Temática Junina
DONA CRISALINDA, A CARTOMANTE.
NANA, A CLIENTE.

NANA: (A porta) Ô de casa. Alguém em casa? (Mais alto) Dona Cris a senhora está em casa?
DONA CRISALINDA: (De fora da cena) Crisalinda. Meu nome é Crisalinda. Se quiser pode chamar de Linda, mas nunca de Cris, que eu odeio.
NANA: Desculpe dona Linda.
DONA CRISALINDA: (Entrando em cena) Chegou cedo né filha?
NANA: Não Dona Cris...
DONA CRISALINDA: Crisalinda... Ou Linda se preferir. Mas eu gosto mesmo é de Dona Crisalinda.
NANA: Então Dona Linda, digo, Dona Crisalinda... Eu cheguei na hora marcada. Inclusive hoje é dia de São João... E me disseram que a senhora lê a sorte através dos posts...
DONA CRISALINDA: (De repente começar a cantar) Pula a fogueira Iaiá, pula a fogueira Ioiô, cuidado para não se queimar...
NANA: (Interrompendo) O que é isso?
DONA CRISALINDA: (Parando com a cantoria) É música de são João.
NANA: Vamos parar com a música e ir logo para as cartas.
DONA CRISALINDA: (Corrigindo) Cartas não, posts.
NANA: Posts?
DONA CRISALINDA: Sim. Afinal você deve saber que os tempos são outros.
NANA: Como assim?
DONA CRISALINDA: Só leio cartas através dos posts virtuais.
NANA: Virtuais?
DONA CRISALINDA: Em tempo de redes sociais, eu leio a sorte diretamente do meu perfil no facebook e através dos posts.
NANA: Heim?
DONA CRISALINDA: Dos posts.  Eu me concentro. Conecto. Firmo o pensamento. E logo os posts vêm. Principalmente na noite de São João, quando todos os canais estão abertos.
NANA: E dar certo?
DONA CRISALINDA: Sempre dá. Alguma dúvida?
NANA: Claro que não.
DONA CRISALINDA: Vamos lá.
NANA: Onde?
DONA CRISALINDA: Ao computador.
NANA: Tudo bem.
DONA CRISALINDA: Vamos indo então. (Mostrando duas cadeiras e um computador) Eu sento de frente ao computador e você só ouve. (As duas dirigem-se ao computador e sentam-se. Crisalinda de frente para o monitor) Agora é tirar a sorte. Sorte tirada em noite de São João...
NANA: (Assustada) O que é que tem?
DONA CRISALINDA: Não tem nada.  (Tirando as cartas da manga) Vamos jogar. (Embaralha as cartas) Agora é só cortar.
NANA: Mas a senhora não disse que era a sorte através da leitura dos posts?
DONA CRISALINDA: Silêncio. Corte as cartas.
NANA: (Enquanto corta as cartas) Me disseram que a senhora é uma das melhores cartomantes da região.
DONA CRISALINDA: Uma das melhores não, a melhor. Já cortou? Depois de cortada eu faço a conexão com meu perfil e começo a ler os posts que chegarem. Já cortou?
NANA: Sim.
DONA CRISALINDA: Vamos ler a sorte. Só um minuto que estou entrando no meu perfil... Mas saiba que sorte tirada em noite de São João...
NANA: (Assustada) O que é que tem?
DONA CRISALINDA: Não tem nada.  (Parece está lendo as cartas) Vamos ler. (Clica no mouse)
NANA: O que diz?
DONA CRISALINDA: Calma ae. A conexão está lenta.  (Depois de um pequeno silêncio)
NANA: O que diz?
DONA CRISALINDA: Finalmente conectou. (Entra em um transe)
NANA: O que diz?
DONA CRISALINDA: Ela diz... (Fica olhando para o monitor)
NANA: Meu Deus do céu que demora.
DONA CRISALINDA: É melhor clamar por São João.
NANA: Meu São João que demora... Esses posts não chegam?
DONA CRISALINDA: Calma. Temos que esperar. O post chega quando menos esperamos... Essa é a vontade dos espiritos.
NANA: E?
DONA CRISALINDA: Está chegando um post...
NANA: E?
DONA CRISALINDA: (Em transe) Estou interpretando.
NANA: E?
DONA CRISALINDA: Agora chegou um.
NANA: Sobre o que ele fala?
DONA CRISALINDA: Sobre como descobrir o nome do seu amor...
NANA: Diga logo. O que eu tenho que fazer?
DONA CRISALINDA: (De forma enigmática) Hoje, dia de São João, as vinte três horas e quinze minutos, ligue o seu computador e conecte-se ao facebook, vá a cozinha pegue uma panela e depois encha-a com água, acrescente três cravos-da-índia e sete gotas do perfume que você sempre usa. Volte imediatamente ao e vá teclando com todas as pessoas que estão on line em seu perfil.  Saia da frente do monitor, mas não avise a nenhum dos seus amigos virtuais on line. Pegue a panela e dirija-se ao fogão e leve ao fogo e, quando a água ferver, jogue na panela um pedaço de linha branca de uns vinte centímetros. Será formada uma letra que será a inicial do nome do seu amor.  Corra ao computador e veja qual foi o último dos seus amigos a deixar uma mensagem. Veja se no nome dele tem a letra formada pela linha na panela. Se tiver, parabéns você achou o seu amor eterno.
NANA: Isso vai dar certo?
DONA CRISALINDA: Claro que vai, mas se não der...
NANA: O que?
DONA CRISALINDA: Silencio!!! Está vindo um outro post...
NANA: Fala qual é.
DONA CRISALINDA: Para descobrir o nome do seu amor...
NANA: Mas esse post já veio...
DONA CRISALINDA: Silencio!!! Você está me atrapalhando.
NANA: Oi?
DONA CRISALINDA: (Misteriosa) Na noite de 23 para 24 de Junho, noite de São João, acesse o site www.enfieumafacanova.com.br e enfie uma faca nova nunca usada no caule da bananeira virtual que está plantada na praça central do site. Faça logout no site e acesse seu perfil do facebook e fique teclando até o dia seguinte com seus amigos que estão on line. Importante: Durante toda a noite você tem que teclar com alguém para não quebrar o link. Na manhã seguinte, acesse o site e retire a faca. A letra que ali aparecer será a inicial de seu futuro companheiro.
NANA: Mas eu não tenho facebook!
DONA CRISALINDA: Nos dias de hoje não ter facebook é o mesmo que não ser ninguém minha filha. Você está sem referencia.
NANA: Minha referência é casar. Eu preciso casar!
DONA CRISALINDA: Olha só que coincidência, veio o post do casamento...
NANA: E o que eu tenho que fazer?
DONA CRISALINDA: (Num transe total) Separe três teclas do seu teclado, uma pinte com esmalte vermelho, outra lixe com a lixa número três, e outra cubra com fita crepe. Tecle com oito amigos virtuais sobre as questões práticas da vida. Depois vende os olhos e aproxime-se das teclas separadas e ponha a mão sobre uma dela: a tecla pintada com esmalte não dá casamento, a tecla lixada indica que o casamento será com um viúvo, e a coberta com fita crepe mostra casamento com um solteiro. Tira a venda e tecle com oito amigos virtuais diferentes sobre questões práticas de casamento.
NANA: Mas assim eu vou estragar o meu teclado.
DONA CRISALINDA: Silencio!!! Os espíritos estão postando...
NANA: Fala qual é.
DONA CRISALINDA: Para descobrir com quem vai casar...
NANA: Esse que quero compartilha. Fala logo.
DONA CRISALINDA: (Numa voz de suspense) Na noite de São João, passe um ramo de manjericão no monitor do computador, em seguida, atire-o ao telhado de sua casa, ou apartamento, ou de onde você está. Tecle com trinta amigos virtuais sobre as novidades dos vegetais orgânicos. Na manhã seguinte trepe no telhado da casa ou apartamento, se o manjericão ainda estiver verde, o casamento é com moço. Se murchar, é com um velho. Tecle no facebook sobre juventude com oito amigos virtuais e sobre velhice com trinta e sete amigos virtuais. 
NANA: Eu não tenho perfil no facebook?
DONA CRISALINDA: Então fica difícil.
NANA: Tenho Orkut.
DONA CRISALINDA: É coisa de pobre.
NANA: O que eu faço então?
DONA CRISALINDA: Silencio!!! Os anjos postam um...
NANA: Agora são anjos?
DONA CRISALINDA: Sim. Eu tenho conexão com eles através do meu perfil.
NANA: A senhora é poderosa heim?
DONA CRISALINDA: Eu sou apenas um instrumento.
NANA: Do que fala esse post?
DONA CRISALINDA: É um post do anjo Gabriel e diz como obter proteção e alegria...
NANA: Do anjo Gabriel? Então é bom. O que eu preciso fazer?
DONA CRISALINDA: (Enigmática) No dia 23 de junho, dia de São João,  junte em uma bacia com água, cravos e folhas de alecrim e manjericão e deixe descansar. Conecte-se ao facebook e mande mensagens pra vinte contatos que estejam off line. Na manhã seguinte, tome um banho e jogue a mistura no corpo, do pescoço para baixo, invocando a proteção dele. Enxugue-se apenas de leve. Vá ao computador ainda sem roupas e veja quais dos vinte amigos que estavam off line responderam a você: Se nenhum respondeu você não terá proteção e alegria, se ao menos um respondeu você terá boa sorte, se mais de cinco respondeu você estará protegida e com alegria garantida no ano corrente.
NANA: Mas eu não tenho perfil no facebook? Como eu vou fazer isso tudo?
DONA CRISALINDA: Mas até o anjo Gabriel tem...
NANA: Eu preciso ter um... Quero obter as graças do anjo Gabriel.
DONA CRISALINDA: (Marota) Eu posso pedir licença aos espiritos... E aos anjos e fazer um bem abençoado pra você.
NANA: Graças a Deus... A senhora pode fazer um pra mim?
DONA CRISALINDA: Sim.  (Disfarçando) Só que tem que pagar mais cinquenta reais...
NANA: Eu pago. Mas eu quero as bênçãos.
DONA CRISALINDA: (Marota) Me dê o dinheiro que eu faço agora mesmo. (Nana abre a bolsa que carrega e tira duzentos reias da carteira)
DONA CRISALINDA: Com a construção do perfil fica duzentos e cinquenta...
NANA: E se eu mesma fizer o perfil?
DONA CRISALINDA: Será apenas mais um perfil no facebook...
NANA: E?
DONA CRISALINDA: Ele não será abençoado pelos espíritos... E pelos anjos... E você não terá os posts da sorte.
NANA: (Tirando mais cinquenta da carteira) Está bem. (Dando o dinheiro) Eu quero um perfil com muita luz Dona Crisalinda.
DONA CRISALINDA: (Pegando o dinheiro) Luz não vai faltar... Você tem e-mail?
NANA: Sim. Meu e-mail é...
Luz vai morrendo enquanto as duas vão conversando como se a Crisalinda fosse criando o perfil da Nana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário