quinta-feira, 31 de maio de 2012

TODAS AS FOBIAS DO MUNDO de Regina Célia Vieira

Tema: Fobia

Personagens:
Rosa e Jandir


Primeiro encontro oficial de Jandir e Rosa.

(Rosa toca a campanhia com o cotovelo.)

Jandir-(Atendendo a porta) - Olá! (Beijando-a discretamente)- Estava ansioso pra te ver! Entra! Espero que goste do que preparei. Fiquei o dia inteiro neste jantar.

Rosa- Que apartamento lindo!  Que mesa maravilhosa- (Evitando olhar para a mesa).

Jandir- O jantar é uma receita que eu faço há muito tempo. E tem três opções de sobremesa. você vai adorar!

Rosa- Com certeza!

Jandir- Vamos tomar um drink antes de jantar? Você quer?

Rosa- Quero, sim! Obrigada!

Jandir- O que você bebe? Wiski, vodka, cerveja...

Rosa- Suco de quê, você tem?

Jandir- Suco? Bom...(Abrindo a geladeira)- Deixa ver... Tenho suco de abacaxi. Serve?

Rosa- Tá ótimo!

Jandir- (Pega dois copos.) Vou te acompanhar no suco, então!- ( Serve o suco a Rosa).

Rosa- (Exitando em pegar o copo.)

Jandir- O que foi Rosa? Você falou que suco de abacaxi tava ótimo!

Rosa- Não é isto! É que... Você tem copo descartável?

Jandir- Copo descartável?

Rosa- É que eu não gosto de copo de vidro.

Jandir- Tenho copo de plástico.

Rosa- Descartável?

Jandir- Não! Reutizável!

Rosa- Ah! Então deixa! Não vou tomar suco. É que eu não bebo em copos em que outras pessoas já beberam. Me desculpe!

Jandir- Ah! Tudo bem! Manias! Quem não as tem? Não é mesmo?

Rosa- Pois é! Desculpe!

Jandir- Não! Bobagem! A gente conversa! Conversando a gente vai se conhecendoo melhor!

Rosa- Por mim, tudo bem!

(Os dois ficam parados sem assunto.)

Jandir- (Quebrando o climão.)- Vamos comer! É melhor!

Rosa- Também acho!

Jandir- (Cavalheiro. Tira a cadeira para Rosa sentar.)- Agora vou servir minha especialidade...

Rosa- Espera!

Jandir- O quê?

Rosa- Antes de você servir o jantar... Será que poderia me fazer um favor?

Jandir- Pois não, Rosa!

Rosa- Será que você poderia tirar essas velas da mesa?

Jandir- Ãhn?

Rosa- Eu sei que é de praxe, jantar romântico a luz de velas. Mas é que eu não suporto nem olhar para elas. 

Jandir- Mas, por quê?

Rosa- Tenho nojo! O cheiro, a cera, o pavio! tenho ojeriza! Eu não sei porque. Mas se elas permanecerem na mesa, não vou conseguir comer!

Jandir- Você tem mesmo fobia a velas, hein! Por isso não!- ( Apagando as velas).

(Rosa tapa o nariz e se levanta para ficar longe da fumaça. Jandir guarda as velas em uma gaveta.)  

Jandir- Prontinho, Rosa! Sem velas! Vamos comer.

Rosa- Você não lavou as mãos!

Jandir- Como?

Rosa- Você guardou as velas, mas não lavou as mãos. Não posso comer nada que me sirva se não lavar as mãos.

Jandir- Mas que cabeça a minha! É óbvio que tenho que lavar as mãos! Me desculpe, Rosa!

(Jandir vai até a cozinha para lavar as mãos. Da sala, Rosa observa se ele realmente está lavando as mãos.)

Jandir- (Voltando para a sala. Rosa disfarça.) Feito! Podemos comer agora!- (Puxa novamente a cadeira para Rosa sentar. Ela não está nada a vontade.) E agora, minha especialidade! Espaguete a Carbonara! Que aroma delicioso! Deixa eu te servir...

Rosa- Não!

Jandir- O que foi?

Rosa- Você não podia ter feito outro tipo de macarrão? Espaguete eu não como! E este é do mais fininho! Parece lombriga, minhoca! Ai! Que nojo! Tô passando até mal! Desculpa, Jandir! Mas é mais forte que eu! Perdão! Mas eu não quero mais jantar.

Jandir- Agora até eu perdi a fome!

Rosa- Mas ainda tem a sobremesa! Você disse que tem três opções!

Jandir- É melhor, não! Você não vai gostar nada das opções.

Rosa- Como não? Eu adoro doces! Tenho certeza que vou adorar! Vai fala! O que tem? 

Jandir- Um dos doces é ... Doce de banana.

Rosa- Ai! Doce de banana lembra...

Jandir- Eu sei muito bem o que doce de banana lembra. Não precisa falar, não!

Rosa- Segunda opção?

Jandir- Cabelinho de anjo.

Rosa- Credo! Terceira?

Jandir- Baba de moça.

Rosa- Argh!

Jandir- Eu falei!

Rosa- Você caprichou, hein! Bah!

Jandir- Olha, Rosa! Eu tô muito afim de você! A gente não precisa jantar. Eu quero muito ficar com você! Você é linda, gente boa, inteligente, engraçada. Sabe?! Até que eu acho charmoso esse teu jeito, cheia de manias, fobias... Acho engraçado, diferente.

Rosa- É, mesmo? Você não me acha louca, não?

Jandir- Nem um pouco! Vem cá, vem! Vamos fica aqui, juntinhos, numa boa. Eu gosto muito de você, Rosa.

Rosa- Eu também gosto de você.

(Jandir e Rosa estão se beijando, quando de repente ela olha pra cima e grita.) 

Rosa- AHHHHHH!

Jandir- Ah, não! Vai dizer que tem fobia a beijo, também?

Rosa- Não! A beijo, não! Tenho fobia a aranha!

Jandir- Aranha? Onde você está vendo aranha aqui, Rosa!

Rosa- No lustre! Tem uma teia no lustre!

Jandir- Deixa eu ver!- (Pega uma escada e vai verificar o lustre. Rosa fica olhando para cima.)- Eu não tô vendo nada.

Rosa- Pois eu estou vendo daqui. E tô quase tendo um troço!

Jandir- Então não olha pra cima. Olha pra frente. 

Rosa- Se eu olhar pra frente, eu caio.

Jandir- Por que?

Rosa- Tenho medo de escada. Se eu olhar pra frente, dou de cara com a escada e caio. Só de pensar já estou ficando tonta.

Jandir- Cara! fecha os olhos ou olha pro chão!

(Rosa baixa a cabeça rapidamente.)

Jandir- Pronto, Rosa! Já tirei a teia. Era microscópica. E não tinha aranha. Fique calma. Uma coisa é certa, você enxerga muito bem!- (Descendo da escada. Guarda a mesma na cozinha. Quando volta a sala, Rosa ainda está de cabeça baixa.)

Jandir- (Já perdendo a paciência.) Rosa, pode levantar a cabeça! Já guardei a escada!

Rosa- Não consigo! Tô travada!

Jandir- Vem! Eu te ajudo! Senta aqui no sofá. Pronto! Relaxa, agora! Respira fundo! Destravou?

Rosa- Destravei! Ai! Que vergonha, Jandir! Me perdoa, por favor!

Jandir- As suas fobias não vão estragar nossa noite!

Rosa- Você tem razão! Você é tão legal, Jandir!

(Beijam-se apaixonadamente. Deitam-se no sofá. Estão no bem bom, quando Rosa solta um grito ensurdecedor.)


Rosa- AHHHHHHHH!

Jandir- O que foi desta vez?

Rosa- É napa! É napa! Seu sofá é grudento! Quantas pessoas já passaram por aqui? (Sai correndo pro lavabo)- Água, sabão! Água, sabão!- (Lava os braços desesperadamente. Se seca com papel higienico. Volta pra sala.)

Jandir- Você é louca, Rosa?

Rosa- Ah, Jandir! Me perdoa! Eu hoje estou pior que nos outros dias. Não consigo me controlar!

Jandir- É melhor você ir embora, Rosa! Não tem mais clima.

Rosa- Também acho! Eu vou indo, então! A gente se vê?

Os dois- Melhor, não!

Jandir- (Abre a porta para Rosa.)- Tchau, Rosa! E vê se se trata! Sim?

Rosa- Já tentei! Mas não tenho coragem de falar sobre as minhas fobias com o psiquiatra. Tenho vergonha!

Jandir- Ah! Mas, você não tem, mesmo!-( Fecha a porta.) 

Rosa- O que ele quis dizer com isto?

(Rosa tenta chamar o elevado com o cotovelo, sem sucesso. Decide descer os dez andares de escada, bem devagarinho.)


                                                                     Fim.

  


 


 







    




Nenhum comentário:

Postar um comentário