sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A CARNE DE NÓS TRÊS de Kadu Veríssimo

(tema Churrascada)

Personagens

Mariza

Leonora

Bia

(Leonora está na churrasqueira, Mariza e Bia estão preparando os drinks e arrumando a mesa)

Mariza
O cheiro dá pra sentir lá de fora viu Leonora, tá uma delícia...

Leonora
Isso porque você nem provou né Mariza...

Bia
Mas o cheiro ta divino mesmo... eu trouxe a sobremesa que você pediu, pavê de amendoim, é a preferida do seu marido não é?

Leonora
É sim, ele adora pavê de amendoim, mas sempre reclamava quando eu fazia, e nunca comia, dizia que pavê bom de amendoim só o da Bia...

Bia
Que isso, você cozinha tão bem Leonora

Leonora
Mas ele nunca gostou, sempre preferiu a comida dos outros...

Mariza
Homem implica mesmo Leonora, por isso que não me casei...

Leonora
Mas é amante de vários né Mariza?

(mal estar entre elas)

Mariza
Que brincadeira boba Leonora , (desconversando) e o Agenor seu marido não vai vir?

Leonora
Não, ele não vai vir , esse churrasco é só pra nós três...

Bia
Mas essa fartura toda, podia ter chamado mais gente...

Leonora
Não, só pras minhas melhores amigas, e as melhores amigas do Agenor

(sorriso amarelo de Bia e Mariza)

Leonora
Já fez a batida Mariza? Agenor só gosta e fala da sua batida...

Mariza
Fiz sim, já ta na mesa ...só não vou beber muito pra não ficar de fogo...

Leonora
Serve pra gente e vamos fazer um brinde

(ela serve)

Bia
Um brinde?

Leonora
É, um brinde

(Põe a carne na mesa e pega seu copo para brindar)

Leonora
A amizade

Bia e Mariza
A amizade

(brindam e bebem)

Leonora
Vamos sentar, o churrasco está pronto

(elas sentam) (Leonora serve as amigas)

Bia
Nossa esta carne esta muito cheirosa...

Leonora
Prova pra ver o sabor

(Bia e Mariza provam)

Mariza
Nossa que delícia Leonora

Bia
Macia, saborosa

Leonora
Pena que o Agenor não esta aqui pra provar a minha especialidade né?

Bia
Ele brinca com você Leonora, ele sabe que você é uma cozinheira de mão cheia

(enquanto falam vão comendo bastante a carne)

Leonora
Ele nunca soube das minhas qualidades, só aprovava a de vocês...

(silêncio das duas, mastigam com mais dificuldade)

Leonora
Ele falava muito em vocês duas...acredita que ele já até trocou meu nome na cama, já me chamou de Bia, e de Mariza também...

Mariza
Brincadeira né Leonora?

Leonora
Não, não era, eu vi todas as suas mensagens no celular dele Mariza , li tudo.

Mariza
(visivelmente sem graça) Que brincadeira é essa Leonora? Que mensagens?

Leonora
Calma Mariza, não tenho raiva de você porque você era amante do meu marido, e nem de você Bia.

Mariza
Você também?

Bia
Eu não to acreditando nisso

Leonora
Você foi criada comigo Bia, como minha irmã, minha mãe te criou, e você morou comigo até pouco tempo atrás, e eu via tudo o que vocês faziam

( Bia se engasga, Leonora serve mais batida)

Leonora
Já vi você na minha cama, com as minhas roupas, inclusive já vi vocês falando de mim...

Bia
Leonora, me desculpe eu...

Leonora
Não precisa pedir desculpas Bia, eu te entendo...

Mariza
Você armou essa churrascada pra isso Leonora? Pra nos desmascarar?

Leonora
Não, porque eu já sabia de tudo a um tempo já, Agenor achava que não, mas eu sabia...

Bia
E porque isso agora?

Leonora
Porque eu cansei...

(serve mais carne, e as amigas comem)

Leonora
Cansei de tudo,me deu um click sabe? Percebi que  não sirvo pra isso, eu tenho que me dar valor, eu não sou mulher de aguentar calada,nunca fui,  de ser passada pra trás, de homem me fazer de trouxa, por isso eu resolvi dar um basta nessa história.

Bia
E você vai fazer o que Leonora?

Leonora
Com vocês nada...

Mariza
E o Agenor? Vai  separar?

Leonora
Não, não vou precisar...

Mariza
Não entendo...

Bia
Você esta muito nervosa Leonora

Leonora
Aí que você se engana, eu agora estou muito calma, feliz, tranqüila...eu cortei o mal pela raiz, nunca mais nenhum homem me faz de trouxa, me faz de idiota, Agenor já é passado.

Bia
Eu vou embora, acho melhor...

Mariza
Eu também...

Leonora
Vocês não gostaram do meu churrasco?

Mariza
Adorei, mas acho melhor ir embora...

Leonora
Sentem as duas aí e acabem de comer essa carne, falta pouco , já comemos quase tudo...

Bia
Eu acho melhor deixar pra outro dia...

(Leonora se altera)

Leonora
Senta as duas agora! Depois de tudo que fizeram pra mim, o mínimo que podem fazer é me acompanhar nessa refeição... comam essa carne, comam tudo... fiz tudo com o maior prazer e pra vocês, vamos, comam e sintam o sabor dessa carne macia...

 (as duas vão comendo rapidamente pra acabar logo)

Leonora
Quem diria que o Agenor serviria pra alguma coisa né meninas?

(as duas olham assustadas)

Leonora
Até que a carne do desgraçado é boa, e nem foi tão difícil de preparar, eu tirei a pele dele bem devagarzinho, os nervos, a gordura e deixei o melhor daquela carne, preparei meu melhor prato, minha especialidade, churrascada...eu sou mesmo uma cozinheira de mão cheia não é?  

(as duas começam a passar mal)

Leonora
Alguém quer a lingüiça? Aproveitem que é a última vez (ela come com a mão, feito um bicho) Até que ta gostosa...Mariza, bota mais batida e vamos fazer outro brinde? Vamos meninas, a memória do Agenor (ergue o copo e gargalha) Um Brinde!

(ri diabólica)

(trevas)

(Black-out)

Nenhum comentário:

Postar um comentário