terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

UMA CENA NA PRAIA de Kadu Veríssimo

(tema praia)

Personagens

Arminda
Lucas
Moça
Policial

Arminda
Prestou atenção no que eu disse? Quero você sempre perto da mamãe, essa praia ta cheia, e não quero ver você perdido por aí, e se for na água já sabe...

Lucas
Água no umbigo, sinal de perigo

Arminda
Isso mesmo...vem cá pra mamãe passar o protetor vem...

(Lucas corre pra água)

Arminda
Vem aqui Lucas, vem aqui moleque... (gritando) Vou ficar de olho hein... já ta bom aí...pode parar

Lucas
(gritando de longe) mas mãe, a água ta na canela...

Arminda
E não ta bom?

Lucas
(gritando) se eu mergulhar morro de cara na areia...

Arminda
Ta bom, moleque dramático, não sei a quem puxou... vai só mais um pouquinho...

(começa a passar protetor)

Arminda
Que praia cheia gente, e que calor do cão, ta parecendo que tô na garganta do diabo né?

(fala com uma moça que toma sol ao lado) (de repente do nada da um tapa na bunda da moça)

Moça
Ei, que isso? Tá louca?

Arminda
Desculpa moça, é que eu tenho essa mania, não posso ver uma bunda que me dá vontade de dar um tapa...

Moça
A sra é uma louca...

Arminda
Me respeite, se não lhe dou outro tapa...

Moça
Eu não sou chegada não minha tia, sai fora hein , se me passar a mão de novo eu te quebro...

Arminda
Eu hein? Eu não gosto de mulher, eu sou muito bem casada, mas é que sua bunda é muito grande e me deu uma vontade incontrolável de bater...

Moça
Pois toca nela de novo que eu que vou bater na sua cara...

Arminda
Não precisa me agredir garota, eu tava falando com você, você não me respondeu , só ficou com essa bunda gigante pra cima, aí bati mesmo...

Moça
Vou sair fora antes que perca a paciência...

Arminda
Pois saia, a praia é grande...

Moça
Sua louca sapatona...

Arminda
Tu me respeite já disse (bate de novo na bunda dela)

Moça
Qualé sua velha, você ta tirando sarro da minha cara é? (empurra Arminda)

Arminda
Eu vou chamar a polícia pra você sua bunduda...para de me chamar de sapatona, eu tenho idade pra ser sua mãe, inclusive eu tô com meu filho o Lucas que... (lembra do filho)

Arminda
Lucas? Meu Deus cadê meu filho? Cadê meu Luquinhas...

Moça
Sai fora sua louca...(pega suas coisas e sai resmungando) velha louca do cacete!

Arminda
Cadê meu menino, meu deus do céu...eu não to enxergando...(grita) Lucas... Lucas...alguém me ajuda pelo amor de Deus, meu filho sumiu...

(começa a gritar a fazer o maior escândalo)

Arminda
Essa praia cheia e não tem um bombeiro, ninguém me da atenção...

(vai pra perto da água gritando)

Arminda
Lucas meu filho, cadê você? Iemanjá devolve meu filho, me desculpa porque não joguei nenhuma rosa branca nesse fim de ano, e nem no dia 02 de fevereiro...devolve meu menino...Lucas...(vai entrando na água, vê Lucas boiando na água e se desespera)Meu Deus...meu menino (puxa ele pelo cabelo com tudo).

Lucas
Ai mãe, poxa, me machucou...

Arminda
Graças a Deus, pensei que estivesse morto

Lucas
Eu tava boiando mãe

Arminda
Boiando? Eu me esguelando e você boiando?

Lucas
Eu não ouvi...

Arminda
Pois você vai levar uma surra, vamos pra casa agora, essa praia ta um inferno , e eu quase tive um enfarte...

(estão saindo da água, na saída encontram com a moça e um policial)

Moça
Foi ela seu guarda que ficou passando a mão na minha bunda

Policial
Queira me acompanhar por favor

Arminda
Acompanhar pra onde? Ta louco? Agora eu vou pra casa...

Policial
Vamos até a delegacia

Arminda
Tu me respeite que eu não sou nenhuma bandida ( bate na bunda dele)

Policial
A senhora vai presa por desacato

Arminda
Então prende a praia inteira por desacato ao pudor...

Policial
A sra passou a mão nessa senhorita?

Arminda
Me respeite, eu lá sou mulher de passar a mão em alguém? Eu dei um tapa nessa sem vergonha...

Policial
Por favor me acompanhe, ela tem uma queixa contra a senhora

Arminda
Eu também tenho muitas queixas e nem por isso saio incomodando ninguém, agora me dá licença, que eu tenho pressa...

(o policial segura ela pelo braço)

Policial
Espera aí senhora...

Arminda
Mas o que é isso? Me larga que eu não sou bandida...

Lucas
Larga a minha mãe...(começa a chutar o policial)

Arminda
(bate na cabeça de Lucas) Para com isso peste que esta não foi a educação que eu te dei...

Policial
A sra não pode espancar a criança

Arminda
Mas quem ta espancando? Me faz um favor, prende esse bando de prostituta que vem pra praia quase nua, prende elas, e não eu, uma mãe de famíia...

Moça
Olha aí , ela me chamou de prostituta

Arminda
Eu não disse que você é prostituta, mas se a carapuça serviu...

Moça
Isso aqui é uma praia...

Arminda
E só por isso tem que vir pelada? Pouca vergonha...dá licença...

Policial
Me acompanhe por favor...

Arminda
Me larga seu cafajeste!

Lucas
Larga a minha mãe... (chora)

(começa a juntar gente em volta)

Arminda
Me larga, me larga se não eu chamo a polícia...

Policia
Eu sou a polícia senhora...

Arminda
É verdade, esqueci que estamos todos fudidos mesmo...toma(joga areia na cara do policial e sai correndo) Vem muleque , corre...

Moça
Pega aquela tarada , pega ela...

(a praia corre atrás de Arminda)

Arminda
Puta merda onde é que isso vai parar...

Lucas
Mamãe eu não agüento mais correr...

Arminda
Nem eu meu filho...sr escritor , dramaturgo, sei lá... dá pra mudar o final da história? Vamos voltar do início...da parte que eu chego com meu filho aqui na praia pode ser?

(início da cena)

Arminda
Prestou atenção no que eu disse? Quero você sempre perto da mamãe, essa praia ta cheia, e não quero ver você perdido por aí, e se for na água já sabe...

Lucas
Água no umbigo, sinal de perigo

Arminda
Isso mesmo...vem cá pra mamãe passar o protetor vem...

(começa a chover)

Arminda
Ih filho, vai chover...vamos embora?

Lucas
Mamãe , assim a história ficou sem graça, não tem emoção...

Arminda
Você quer emoção é? Então  senhor escritor, vamos da parte que estou procurando meu filho na água...

(ela volta a cena)

Arminda
Lucas meu filho, cadê você? Iemanjá devolve meu filho, me desculpa porque não joguei nenhuma rosa branca nesse fim de ano, e nem no dia 02 de fevereiro...devolve meu menino...Lucas...(vai entrando na água, vê Lucas boiando na água e se desespera)Meu Deus...meu menino (puxa ele pelo cabelo com tudo).

(Lucas esta morto)

Arminda
Meu filho...Lucas, meu querido....você esta morto! Não! Não pode ser...(chora abraçada ao corpo do filho)

Lucas
(abre o olho) mamãe, também não gostei, eu não quero morrer

Arminda
Tu não queria emoção desgraça? Eu não quero levar curra da praia inteira, vamos ver se da pra mudar essa cena...

Lucas
A gente não devia ter vindo na praia...

Arminda
Não dá, o tema da semana é praia, e tem que ser na praia...

Lucas
Mas mamãe, porque a senhora tinha que bater na bunda da moça?

Arminda
Isso meu filho,você é um gênio, vou voltar dessa parte, da parte que bato na bunda da moça...

Lucas
Mamãe, ela não tem nome?

Arminda
Não meu filho, ela não tem é DRT, aí a gente chama de moça mesmo ...Volta pra água, que vou voltar essa parte então...

(volta a cena)

Arminda
Que praia cheia gente, e que calor do cão, ta parecendo que tô na garganta do diabo né?

(fala com uma moça que toma sol ao lado) (de repente do nada da um tapa na bunda da moça)

Moça
Ei, que isso?

Arminda
Desculpa moça, é que eu tenho essa mania, não posso ver uma bunda que me dá vontade de dar um tapa...

Moça
Que isso dona, pode bater que eu gosto...vai, bate, bate mais...

Arminda
Ah não, assim também não gostei...eu não sou sapatona, o que minha família vai pensar de mim quando ler essa cena...

Moça
Que a tia é do babado...

Lucas
(voltando)Poxa mãe, era só não bater na bunda da moça...

Arminda
Mas meu filho, aí não tem conflito, e a cena não acontece...

Lucas
Isso ta muito chato, e o sol tá muito forte...

Moça
E eu, o que eu faço?

Arminda
Talvez um curso de interpretação...

Moça
Não , eu digo na cena

Arminda
Ah, sim...olha eu não sei, não tenho nenhuma idéia... será que o autor não tem uma? Hein?

FIM

Arminda
Fim? Que falta de criatividade...

BLACK-OUT

Lucas
Mas ta sol, como vai apagar tudo pra dar esse Black-out?

VÃO SE FODER

Arminda
Grosso, vamos embora gente... (sai com moça e Lucas) 

( a Figuração continua na praia)(entra Policial)

Policial
E eu?

(Anoitece e a lua cai na cabeça do policial, ele morre, Breu total)

Fim

Um comentário:

  1. Muuuuito legaall esse texto, ja imaginei toda a cena srsrs..parabéns Kaduuuu

    ResponderExcluir