segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

É TUDO PELO SANGUE de Marcus Di Bello

TEMA: NATAL

(Casa qualquer de um bairro nobre de uma cidade qualquer com mais de quinhentos mil habitantes. Noite de natal. Muitos parentes. Correria de criança, os bigodudos bêbados de vinho e as senhoras comentando que a Fátima Bernardes não deveria ter saído do Jornal Nacional. Magda está isolada, num canto da casa, bebendo uma taça de vinho. Rogério se aproxima)

ROGÉRIO
Que calor, hein.

MAGDA
Como é?

ROGÉRIO
Calor. Está fazendo muito calor.

MAGDA
Ah, é verdade.

ROGÉRIO
Não sei nem porque a gente tenta imitar essas tradições dos outros países. Peru e pernil são comidas muito quentes. Deveríamos tomar sorvete no natal.
(Magda faz careta, como se não desse ouvidos a Rogério)
Eu acho que não nos conhecemos.

MAGDA
Sou amiga da Viviane, sobrinha da Dona Rita.

ROGÉRIO
Amiga da Vivi? Que demais! Meu nome é Rogério, eu sou amigo do cunhado da Marcinha.

MAGDA
Legal.

ROGÉRIO
Quer mais vinho?

MAGDA
Estou bem.

ROGÉRIO
Que isso! Beba mais. No natal é permitido. É o único momento que a gente pode beber sem se preocupar, sem que os outros pensem besteira. Afinal, é o sangue de Cristo! Viva Cristo!

MAGDA
(Demonstrando impaciência)
Pelo visto você fez transfusão já.

ROGÉRIO
Tudo em nome da confraternização. Da união familiar.
(Bebe a taça de vinho que está nas mãos de Magda)
Que vinho bom.
(Magda vira de costas)
Veja bem, natal é época boa.
(Tempo)
Não é?

MAGDA
É.

ROGÉRIO
Qual é o seu nome?

MAGDA
Magda.

ROGÉRIO
Legal.O meu é Rogério!
(Cada vez mais demonstrando a embriaguez)
Sabe o que eu mais gosto do natal, Magda?

MAGDA
Não.

ROGÉRIO
O espírito natalino. Falam que natal é só uma data pra aumentar o consumo do comércio e que as pessoas são falsas e fingem gostar umas das outras nessa época. Acredite, isso acontece o ano inteiro. Olha para essa casa, cheia. Acha que as pessoas aparecem por aqui durante o ano? E qual é o problema em aparecer agora? Olha para essa mesa cheia de comida. Olha para esse tanto de bebida.
(Diz a próxima fala muito lentamente)
Olha para nós dois.

MAGDA
(Direta)
Pois eu odeio natal.

ROGÉRIO
Por quê?

MAGDA
Apenas não gosto. Não sei. O shopping lota.

ROGÉRIO
Mas isso que é bom. Se quiser sossego fica em casa. Shopping é para ser lotado mesmo. É para ser difícil conseguir uma mesa na praça de alimentações. É para ser difícil entrar numa loja que tenha alguma promoção. Isso é seleção natural, manja? Darwin explica.

MAGDA
Odeio o Papai Noel.

ROGÉRIO
Odiar o Papai Noel? Em que mundo você vive? Ele é demais.

MAGDA
É o símbolo do consumismo!

ROGÉRIO
Besteira. Símbolo do consumismo é a arara, que está estampada no nosso dinheiro. Papai Noel é demais. É um velhinho que se veste de vermelho, que usa barba branca, tem renas de estimação e dá presente para as crianças. É uma bicha velha. Como não gostar disso?

MAGDA
Prefiro réveillon.

ROGÉRIO
Réveillon? Como você pode preferir réveillon? Natal que é bom! O que tem na virada do ano? Contagem regressiva para o próximo ano? Que besteira.

MAGDA
É um momento de mudança. Continuação do ciclo da vida. Ano novo é melhor.

ROGÉRIO
Natal que é.

MAGDA
É o ano novo!

ROGÉRIO
É o natal! O espírito natalino que é bom.

MAGDA
Ano novo! Traz novas sensações e vibrações.

ROGÉRIO
O natal é melhor. É o nascimento de Cristo, de toda a bondade da Terra.

MAGDA
Ano novo traz prosperidade.

ROGÉRIO
O natal que traz. Você está falando besteira.
(Tempo)
Eu me chamo Rogério, prazer.

MAGDA
Cala a boca. Você está bêbado.

ROGÉRIO
Magda, quer montar árvore de natal comigo?

MAGDA
Não.

ROGÉRIO
Seja a minha estrela.

MAGDA
Já disse que não. Eu nem te conheço.

ROGÉRIO
Foi porque eu falei do réveillon? Desculpa. Eu posso até concordar com você, mas você precisa me deixar comer o seu chester.

MAGDA
Seu idiota, sujo! Quer saber? Tchau. E ai de você se pensar em falar comigo novamente. Fique longe de mim. Se vier falar comigo eu te dou um soco. Faz isso pra você ver.
(Sai irritada)

ROGÉRIO
(Imitando a última fala dela com sarcasmo)
Bla bla bla bla bla pra você ver.
(Berrando)
É! É o quê? Pra ver ou pra comer?
(Sozinho. Olha para a taça de vinho)
Será que foi por causa do chester? Talvez tenha sido a discussão sobre o que era melhor.
(Tempo)
Deus! Ela não sabe o que faz. Mas da próxima vez faz o seu filho nascer longe do ano novo, assim evita comparações e, consequentemente, brigas. Mas o Senhor faz o que achar melhor. Afinal, é tudo pelo sangue!

(Fade out)

Nenhum comentário:

Postar um comentário