domingo, 4 de dezembro de 2011

O Penúltimo Capítulo de Regina Célia Vieira

Tema:  Novela
Personagens:
Janete- mãe
Alfredo- pai
Godô- 16 anos
Helô- 14 anos
Dagô- 13 anos


Janete- O jantar está servido!
Dagô- Mas já? Ainda não são nem seis horas!
Helô- Eu não tô com fome, não, mãe! Vou comer depois!
Janete- Aqui ninguém come depois! Vai lá, Dagô! Chama teu pai, senão vai esfriar! Esqueceram que hoje é o penúltimo capitulo da novela das sete? A gente tem que comer mais cedo, lavar a louça pra assistir a novela desde o começo! Não perco nem os comerciais, hoje!
Godô- Ai, mãe! A senhora e essa mania de ver o penúltimo capitulo das novelas! Não assiste o ano inteiro e quer ver o penúltimo capítulo!  Pra que?
Janete- Vocês estão cansados de saber, que eu assisto o primeiro e o segundo capítulo pra conhecer os principais personagens, o quadragésimo e o quinquagésimo pra saber há quantas anda a trama e o penúltimo pra ver como tudo vai acabar.
Godô- E por que não vê o último de uma vez?
Janete- No ultimo capitulo não acontece nada. Tudo o que tem pra acontecer,  acontece no penúltimo. E novela é uma enrolação danada. Assistindo aos principais capítulos, você já sabe da história toda. E andem logo que a hora tá passando!
Alfredo- Janete! Eu lanchei ás quatro! Comida agora, não entra!
Janete- Come uma salada, então!  E mais tarde, se der fome, come um sanduiche.  Mas jantar, é só agora. Não quero ninguém jantando fora da mesa.
(Todos se dirigem a mesa)
Janete-  E vamos comer rápido, que ainda tem a louça pra lavar. E é você quem lava hoje, Helô! E o Godô, seca!  Basta eu fazer toda a comida!  Já são cinco para as seis!  E é pra lamber o prato, Dagô!
Dagô- Me dê um bom motivo pra que eu faça isso!
Janete- Uma cinta bem grossa, é um bom motivo pra você?
(Dagô enfia comida na boca.)

Alfredo- Você estressa todo mundo com essa historia de penúltimo capítulo! Nunca vi coisa igual!
Janete- Eu não sou uma mulher igual ás outras! Você já devia saber disso!
Helô- Realmente! O fato da mamãe querer assistir só ao penúltimo capítulo das novelas, faz dela uma mulher muito especial, mesmo!
Todos- Há! Há! Há! Há! Há!
Janete- A cinta grossa, também pode esperar por você Helô!
(Helô se cala.)
Alfredo-Que humor, hein, querida!
Janete- Come tua salada e sossega!
(Alfredo manda ver na salada.)
(Todos comem ruidosamente, menos Godô.)
Janete- Godô! Você tem que comer, meu filho!  A comida está gostosa! Não podemos te esperar, não!
Godô-  Eu não vou comer! Vou entrar na internet! Preciso mandar uns e-mails! Com licença!
Janete- Senta, Godô! Eu não mandei você se levantar!
Gogô- Eu preciso mandar uns e-mails...
Janete- Senta!
Godô-  Eu não vou fazer o que  a senhora quer! Eu não sou obrigado a comer correndo e sem ter fome, só porque a senhora não pode perder o penúltimo capítulo de uma novela, que nem sequer tem audiência direito!
Alfredo- Senta filho! Não contraria a tua mãe!
Janete- Deixa comigo, Alfredo! Desde quando o senhor questiona as minhas ordens?
Godô- Desde que eu cresci e não sou obrigado a compartilhar das suas neuroses!
Janete- Você está me chamando de neurótica? Alfredo faz alguma coisa!
Alfredo- Senta filho! Não contraria a tua mãe!
Janete- Isso é culpa sua Alfredo! Você vive passando a mão na cabeça desses meninos! Taí a falta de respeito!
Godô- Perdão mãe, mas a gente não pode fazer sempre,  tudo o que a senhora quer! Não é justo! Eu não quero comer e não vou comer!
Janete – Você vai, sim! Eu não vou perder o capitulo da novela por sua causa! O penúltimo capitulo não reprisa! Se perder, tá perdido!
Godô- Pois então não perca! Eu é que não quero assistir. Nem gosto de novela!
Janete- Eu não quero que você assista a novela. Eu quero é que você jante! Aqui todos comem juntos á mesa. Sempre foi assim e assim será!
Godô- Mas, mãe...
Janete- Senta!
(Godô não se senta. Silêncio constrangedor.)
Janete- Tô esperando, Godô!
Alfredo- Senta filho! Não contraria a tua mãe!
Janete- Chega, Alfredo!
Alfredo- Mas você quer que eu tome alguma atitude e quando eu tomo,  você me manda ficar quieto?
Janete- Atitude é uma coisa, ficar repetindo a mesma frase que nem um papagaio, é outra!
Alfredo- Você quer que eu bata no meu filho?
Janete- Eu queria que você tivesse educado melhor o seu filho! Mas não! O primogênito! Homem! Você só queria saber de brincar com ele, levar pro futebol!  Eu é que ajudava com a lição de casa, que dava as broncas e as palmadas. Eu sempre a má. Você sempre o bonzinho! Agora, eu peço pra ele fazer, uma vez na vida, a minha vontade e comer na mesa com a família... E ele vem com má criação! O senhor, ao invés de me apoiar, fica só repetindo;  “Não contraria a  tua mãe! Não contaria a tua mãe”. E eu sou louca, pra não ser contrariada, Alfredo? É isso que você quer dizer, Alfredo? Que eu sou louca e não posso ser contrariada? É isso, Alfredo?
Alfredo- Não era isso! Mas pensando bem...
Janete- Pare de ser debochado, Alfredo! Estou cansada do seu sarcasmo!
Alfredo- Por que você faz tanto drama por nada?  Parece até esses personagens de novela que você nem acompanha direito! Já pensou se acompanhasse! Já teria acabado comigo, como fazem essas psicopatas doidas! Me trata sem respeito nenhum! Como se eu fosse um idiota!
Janete- Depois eu é que faço drama! Você é um idiota, Alfredo! Queria que eu te tratasse como?
Alfredo- Você bem que podia me respeitar! Pelo menos na frente das crianças!
Helô- Deixa, pai! Eu sei que o senhor não é um idiota!
Alfredo- Eu não vou aguentar mais os seus desmandos! Você é muito egoísta, Janete! Só pensa em você...
Helô- Para, pai!
Janete- Eu só penso em mim? Trabalho que nem uma condenada! Quando chego, ainda tenho que preparar o jantar pra todo mundo! Dar um jeito na casa. E ainda trago trabalho do escritório. Você trabalha em casa, naquele computador o dia inteiro. Pode se levantar e comer o seu lanchinho das quatro. Faz o que gosta, o que escolheu como profissão. Quero só descansar de um trabalho chato e burocrático e assistir ao penúltimo capítulo inteiro da novela com a minha família, sossegada. Eu quero ganhar o bolão dessa vez! Eu tenho que ganhar dos meus colegas do escritório pelo menos uma vez! Eu quero ter assunto pra conversar com eles, amanhã! Isto faz de mim uma pessoa egoísta?  Mas eu mereço,  mesmo, ouvir isso! Quem manda ser trouxa?
Helô- Para, mãe!
Alfredo-  Eu reconheço que você faz muito por nós. Mas tudo precisa ser levado a ferro e fogo?  Você não relaxa! Tá sempre pilhada! Calma! Qualquer dia você tem um troço!
Janete-  É pra isso que você torce! Não é, Alfredo? Pra que eu tenha um troço! Pra você e seus filhos se verem livres de mim! Sim!  Porque todo mundo aqui me detesta! Adoram o pai, mas detestam a mãe! A mãe é a chata! A mãe é a víbora, a mãe não dá carinho...
Dagô- Eu adoro você, mamãe!
Janete- Cala a boca, Dagô! Eu sempre fui uma mãe compreensiva, uma mãe zelosa, amiga. Uma esposa correta, companheira. O que mais você querem de mim? Cadê o Godô?
Helô- Ele aproveitou a briga de vocês e foi pro quarto! Eu posso ir pro meu quarto, também? Eu já acabei de comer?
Janete- (Esgotada)- Você tem que lavar a louça... Ah! Vai! Pode ir ver seus desenhos! Mas depois vem lavar a louça.
(Helô sai.)
Dagô- Eu quero ver desenho, também!  Comi tudo!
Janete- Vai!  E fala pro Godô não esquecer de secar a louça quando a Helô for lavar.
(Dagô sai.)
Alfredo- Nós precisamos conversar!
Janete- Fala rápido que a novela já vai começar!
Alfredo- Eu quero o divórcio!
(Janete fica muda.)
Alfredo- Janete você me ouviu? Eu quero o divórcio. Já faz tempo que eu venho pensando nisso. Nosso relacionamento já esta desgastado há muito tempo! Como agora nossos filhos já estão crescidos, não vejo porque continuarmos juntos. É melhor cada um ir pro seu lado, antes que nos magoemos mais.
Janete- Foi a Tatiana!
Alfredo- Quê?
Janete- Foi a Tatiana que matou o Juliano Beltrão! Eu apostei no bolão da firma! Vai passar hoje na novela!
Alfredo- Janete! Você ouviu o que eu disse, Janete? Você ouviu, sim! Não se faz de louca, não!
Janete- Tudo o que tem pra acontecer, acontece no penúltimo capítulo! O penúltimo capítulo não reprisa! Se perder, tá perdido!
Alfredo- Claro! Você quer assistir ao penúltimo capítulo da novela! Tudo bem! Amanhã a gente conversa melhor! Ou mais tarde se você estiver mais disposta! Eu vou estar no quarto de empregada assistindo ao futebol!  Não podemos mais adiar essa conversa, Janete! Até!
(Janete tira a mesa. Lava e seca a louça. Dá um jeito na casa. Senta em frente a tv. A novela começa. Janete desliga a tv , baixa a cabeça e chora. ) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário