domingo, 18 de dezembro de 2011

Férias sem fim de Regina Célia Vieira

Tema: Férias


Elvira- (No telefone) Está bem! Estamos esperando! Beijo!
Benheeeeeê!

Pedro- Que foi?

Elvira- Eu tenho uma novidade pra te contar!

Pedro- Fala!

Elvira- Senta!

Pedro- Ihhhhh!

Elvira- É que é uma coisa boa e ruim ao mesmo tempo!

Pedro- Boa e ruim?

Elvira- Boa pra mim! Ruim pra você!

Pedro- Eita! Você quer se separar de mim?

Elvira- Que é isso! Para de bricadeira!

Pedro- Sei lá! Ué! Não tô entendendo!

Elvira- Como eu poderia te dizer! (sussurrando) É que a mamãe vai passar as férias aqui em casa!

Pedro- (Não escutando) O que?

Elvira- (Falando alto) A mamãe vai passar as férias aqui em casa!

Pedro- (Gritando) O queeeee!!!!!

Elvira- Calma Pedro! É só um mês! E a mamãe te adora, vai!

Pedro- Só um mês? E você queria que fosse quanto tempo? Um ano? Pelo amor de Deus! Eu não aguento a tua mãe! Velha pegajosa! Grude! Não me deixa em paz um segundo! -Pedrinho! Você tá dodói, Pedrinho? Quer que eu te faça um chazinho, meu genro? Ai, Pedrinho! Como você é fofo! Queria tanto que você fosse meu filho, Pedrinho!- A sua mãe parece que quer me adotar! Esquisita... Ai! Tá me dando até coceira, só de imaginar ela, aqui! Velha chata, mala do caramba!

Elvira- Para de falar assim da minha mãe! Queria ver se ela te tratasse mal, o que você ia dizer! E ela não é velha! Só tem 56 anos! Tem muita vida pela frente, ainda!

Pedro- Mas como você convida a sua mãe, sem me consultar? Eu não estou preparado para receber ela, não!

Elvira- Eu não sabia que ela vinha! Ela quis fazer...

Felícia- Surpresa! (Entrando sem bater)

(Pedro fica realmente surpreso e coça, com força, entre os dedos)

Felícia- Ai! Como vai minha filhinha?

Elvira- Tudo bem, mamãe! Pois é, Pedro! A mamãe estava estacionando o carro, quando ligou agora há pouco pra dizer que iria passar as férias aqui. Não é demais? (Abraçando a mãe)

Pedro- É demais! É demais! (Se coçando sem parar)

Felícia- Não é facil estacionar nessa cidade, não! Vocês vão ter que arrumar uma vaga na garagem pro meu carrinho! E você, meu genrinho preferido! Como vai? (Abraçando Pedro)

Pedro- Genrinho preferido? Eu sou seu único genro, Felícia!

Felícia- Único e insubstituível. Ai da minha filha, se um dia se separar de você! Rompo com ela, pode crer!

Pedro- Ah! Ah! Ah! Ai, ai! (Ri sem graça)

Felícia- Onde coloco minhas coisas, filha?

Elvira- No quarto de sempre! Tá arrumadinho do jeitinho que a senhora deixou da última vez.

Felícia- Espero que você tenha passado pelo menos um aspirador lá, hoje, Elvira!

Elvira- Todo dia eu passo aspirador na casa, mamãe! Pode ver que tá um brinco!

Felícia- É! Parece que você aprendeu a ser dona de casa, mesmo! Mas não é só passar o aspirador!
Tem que limpar com desinfetante, água sanitária... pra matar as bactérias. Seu marido é alérgico a tudo. Tem que cuidar bem do meu genro! Não quero que ele sofra com fungos!

Pedro- Começou!

Felícia- O que você disse, Pedrinho?

Pedro- Almoçou?

Felícia- Claro que não! Vim filar a bóia do meu genrinho mestre cuca! Acha que eu ia perder a oportunide de saborear uma culinária deliciosa! Aliás, o que tem pra hoje? E não me venha com macarrão, só porque é domingo! Eu preciso emagrecer!

Pedro- E como!

Felícia- O que?

Pedro- Não como! Também não como mais macarrão! Eu também preciso emagrecer!

Felícia- Que é isso? Você está ótimo! Fofinho assim, que é bom! Gostosinho! (Apertando a bochecha)

Pedro- (De saco cheio) Ah! Para, Felícia!

Felícia- Até parece que não gosta!

Elvira- Mamãe! A senhora quer guardar suas coisas lá no quarto, enquanto eu coloco a mesa? Aproveita e toma banho! A viagem deve ter sido cansativa!

Felícia- Já volto! Tô louca para experimentar a comidinha do Pedrinho!

Pedro- Que morra de gula!

Felícia- O que você disse, querido?

Pedro- Tem molho de lula! Eu fiz!

Felícia- Adoro lula! E o prato principal?

Pedro- É Salmão!

Felícia- Hummmmmm! Volto já!

Elvira- Você é fogo, hein, Pedro! Agora, faz o molho de lula, senão ela não vai entender nada!
Fica resmungando que nem velho!

Pedro- Velha  aqui só a tua mãe! Droga! Ainda bem que tem lula no freaser! Vou descongelar no micro.

Elvira- Vê se segura a língua, por favor! Por mim! Faz tempo que eu não vejo minha mãe!

Pedro- Pra quê? Ela te liga todo dia! Só falta se materializar, de tão presente que se faz.

Elvira- Ah! Anda logo com esse molho. Tem torrada no armário. Vamos servir de entrada. Ela ainda vai tomar banho. Dá tempo.

(Já na sobremesa)

Felícia- Que delicia, esse mouse de maracujá! Você tem mãos de fada, Pedrinho! Benza Deus!

Pedro- E o almoço, Felícia? Foi do seu gosto?

Felícia- Adorei tudo! Quase tudo! O molho de lula estava pegando fogo, quase queimei a língua, mas estava gostoso. O peixe estava divino e a sobremesa então... de comer rezando! Que alegria estar aqui com vocês! Nem acredito! Já faz tanto tempo!

Pedro- Não faz nem um mês que você esteve aqui, Felicia!

Felíci- Pra mim parece uma eternidade! Por mim não desgrudava de vocês um só minuto!

(Pedro coça a palma e as costas das mãos)

Elvira- Vamos aproveitar bastante, mamãe. Afinal, um mês dá pra fazer muita coisa.

Felícia- Por isso, marquei minhas férias pro mesmo mês que as de vocês. Para passarmos bastante tempo juntos.

Pedro- Pois é, Felícia! É que nós marcamos uma viagem pra última semana de férias. Pra Cananéia. Temos uns amigos lá e...

Elvira- Pedro! Por favor! Depois falamos...

Felícia- Que maravilha! Eu adoro Cananéia! Vamos sim!

Pedro- Mas Felícia...

Felícia- Não se preocupem com a minha passagem! Eu pago! Funcionário público não ganha bem, mas eu sei economizar. E é tudo pra mim, mesmo.

Elvira- Vai ser um prazer viajar com você, mãe! E o Pedro tá adorando a idéia! Não é, amor?

Pedro- Nem me fale! (Coçando os braços vigorosamente)

Felícia- Quando acabarmos aqui, vamos ao shopping, comprar umas roupas de verão.
Vou comprar uma sunga pra você, fofo! E um biquini, pra minha filha.

Pedro- Não precisa gastar conosco!

Felícia- Eu quero gastar! Faço questão! Vou comprar umas roupas lindas pra mim!
Quero fazer bonito diante dos seus amigos, lá em Cananéia!

Pedro- (Coçando) Nossos amigos não ligam para aparências! Eles gostam de pessoas inteligentes e discretas, que não se intrometem na vida dos outros!

Felícia- Então eles vão me adoarar! Minha inteligência é notória! Mais discreta que eu, impossível!
Não suporto gente intrometida! E o bebê? Já incomendaram? Tá demorando, hein! Espero carregar meu neto no colo antes de morrer!

Elvira- Ainda é cedo, mãe! A gente só está casado há dois anos!

Felícia- Cedo? Vocês já estão com trinta anos! Vão esperar chegar aos quarenta? Na sua idade, eu já estava te buscando nas matinês! Que coisa! As mulheres de hoje em dia, estão tendo filhos cada vez mais tarde.
Acabam ficando velhas e buscando as crianças no pré. Não sou preconceituosa, mas acho estranho esses pais avós de hoje!

Pedro- Nós teremos filhos, quando estivermos com a situação financeira estável. Por enquanto, não!

Felícia- É, querido! Mas pra isso, você tem que correr atrás!

Pedro- Como assim?

Felícia- Veja bem! Minha filha é professora. Não vai conseguir mais do que já conquistou, mesmo. Sem chance! Mas você é um arquiteto de talento! Precisa se entrosar mais com gente do meio. Elvira me disse, que seu patrão sempre te convida pras festas e você nunca vai! Assim fica difícil de fazer contato!

Pedro- Os meus contatos, eu faço, através do meu trabalho! E não por meio de baladas e puxasaquismo.

Felícia- Um pouco de bajulação, não faz mal a ninguém. E um pouco de ambição, também!

Elvira- É verdade, Pedro! Você bem que podia ser uma pouco mais ambicioso!

Pedro- Até você, Elvira? (Pedro coça as costas enquanto fala). Minha ambição é do tamanho do meu sonho!
Eu sempre quis ter uma vida simples e confortável! Quero ter meu próprio escritório, sim. E terei!
Mas não quero ser rico, milionário! Quero viver bem, com dignidade e feliz! E a Elvira pensa como eu. Por isso, a gente se casou. Porque temos muito em comum. Mudou de ideia, Elvira?

Elvira- Você tem razão! A gente gosta da nossa vidinha, mamãe!

Felícia- Com cereteza, é uma vidinha! Vocês merecem muito mais. Mas se os dois estão felizes... Quem sou eu, pra criticar? Ainda mais, com um genro maravilhoso como este! Não me queixo, não! Tenho muita sorte por ter ganho este filho! Agradeço a Deus todos os dias...Nossa, Pedrinho! sempre que eu venho visitar vocês, te encontro neste estado lastimável, com essa coceira avassaladora! Parece até que é alérgico a mim!

Todos- HaHAHAHAHA!

Pedro- Felicia, você é hilária!

Felícia- Eu sei!

Elvira- Ah! O Pedro sempre teve esse problema, mamãe! É que esquecemos de comprar o anti alérgico dele. Daqui a pouco vou na farmácia comprar.

Pedro- Eu tomei o último comprimido, enquanto você colocava a mesa. Não tá fazendo efeito!
Acho que esta alergia é mais espiritual, que física.

Felícia- Nunca ouvi falar em alergia espirutual! Cada uma, Pedrinho! Só você, mesmo!

Elvira- Vou pegar o café! (vai pra cozinha).

Felícia- (Só, com Pedro) Ah! Eu tava tão cansada! Mas agora que estou aqui, com vocês, o cansaço até passou!

Pedro- Que bom, Felícia! (Se segurando para não se coçar)

Felícia- Sabe, Pedrinho?! Eu sempre quis ter um filho homem!

(Pedro coça o pescoço)

Felícia- Mas, Deus não quis. Tentamos, mas só a Elvira que veio! Adoro minha filha, mas era um sonho ter
um menino, pra dar o nome do meu marido, Raul. Pra comprar bola, colocar gravatinha e terninho de primeira comunhão. Acho que foi por isso, que me apeguei tanto a você. Queria tanto ter um garotinho! Mas, sabe? Quando dei a luz a minha Elvira, quando a enfermeira me entregou aquela coisinha com cara de joelho... Eu não aguentei! E pensei assim; "Meu Deus! Por que não é um menino?"

Pedro- (Não aguentando mais) Que história bonita, Felícia!

Felícia- Mas, enfim! A Elvira está aí e eu a criei com muito amor. Ela casou com você e eu ganhei o filho que tanto sonhei. Estou realizada.
Não sei se a Elvira te contou, mas fiquei muito tempo com depressão, depois que o Raul se foi. Nós éramos muito unidos. Sabe?! Unha e carne, mesmo. Nunca mais quis saber de ninguém. Só eu e minha filha neste mundo! Então, surgiu você, que levou ela de mim, mas que ganhou meu coração! Porque você faz minha Elvira feliz. E isto, é o que importa! O momento mais alegre da minha vida, é quando estou com vocês.
A vida vale a pena, assim! Vocês são a minha família! Não sei o que seria de mim sem vocês!

Pedro- (Parando de se coçar). Pôxa Felícia! Obrigado! Eu também gosto de você!

(Felícia fica esperando Pedro falar mais)

Pedro- O que foi Felicia?

Felícia- Você gosta de mim como uma...

Pedro- (Disfarçando) Quer ajuda, Elvira? (Pega a bandeja do café)

Felícia- Nossa! Como esse meu genro é tímido!

Elvira- Toma o café, mamãe! Tá quentinho!

Felícia- Humm! Você aprendeu a fazer café, também! Finalmente!

Elvira- Melhorou da coceira, meu bem?

Pedro- Estou melhor, sim!

Felícia- Que bom, Pedrinho!

Elvira- Mãe, este mês vai passar tão rápido! O tempo passa rápido quando a gente se diverte!

Pedro- Nem me diga!

Felícia- O mês vai passar voando, sim! Mas isto não é problema.

Elvira- Como assim? Não entendi!

Felícia- Essa é outra surpresa que eu tenho pra vocês!

Elvira- Surpresa? Que surpresa, mamãe?

Felícia- Depois das férias, eu vou, mas volto!

(Pedro volta a se coçar)

Elvira- Fala de uma vez, mãe!

Felícia- É o seguinte, depois das férias, eu volto pra minha cidade, fico uma semana em casa,
resolvo algumas pendências, assino uns papeis e volto pra cá!

Elvira- Volta? Por que?

Felícia- Como funcionária pública, eu tenho direito a licença sem vencimento. E como economizei muito dinheiro e estou muito cansada de tanto trabalhar, resolvi tirar essa licença, uma semana depois das férias. E adivinha? Vou ficar mais um ano com vocês! Não é o máximo?

(Pedro se coça desesperadamente)

Elvira- Que bom, mãe! (Preocupada com Pedro)

Felícia- E o melhor ainda estar por vir!

Elvira- Não me diga que tem mais?

(Pedro começa a inchar e Elvira não percebe)

Felícia- Vou me aposentar daqui a quatro anos e venho morar com vocês definitivamente. Não é a glória?

(Pedro cai duro no chão)

Elvira- Pedro!

Felícia- Meu genro!

Elvira- Fica olhando ele mamãe! (Corre pro telefone) Uma ambulância, urgente!

(Enquanto isso, Felícia faz respiração boca a boca no genro)

(to be continued...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário