domingo, 11 de dezembro de 2011

FÉRIAS EM FAMÍLIA de Kadu Veríssimo

(tema férias)

Personagens

Cleuza ( a Mãe)
Patrício ( o Pai)
Jurema ( a filha)
Sandro (filho)

 (todos estão dentro do carro, prontos para viajar, Patrício e Cleuza estão felizes, o carro esta cheios de malas)

Cleuza
Vamos lá, apertem os cintos crianças, que finalmente vamos viajar né amor?

Patrício
Não to nem acreditando Cleuza, depois de anos sem conseguir tirar umas férias decente nós vamos  viajar juntos, dá um beijo aqui...(beija a esposa)

Cleuza
Tô que não me agüento de alegria, estão felizes crianças?

(silêncio)

Cleuza
Tem alguém aí ?

Sandro
Que que é mãe?

Cleuza
Como assim que que é mãe? Você não escutou eu e seu pai falando com vocês?

Sandro
Escutei e daí?

Cleuza
E daí que quando alguém fala com você , você tem que responder, parece que não tem educação...

Jurema
Foi a educação que recebemos dos nossos pais...

Cleuza
Ta querendo me enfrentar Jurema, vai começar?

Patrício
Não, não, não...não deixa nada estragar nossa alegria meu amor, essa é a nossa tão planejada férias...

Cleuza
Pode deixar meu bombom, eles não vão conseguir me tirar do sério, eu estou tão feliz, mas tão feliz, que vou fingir que nem escutei nada ... mas na volta...ah, na volta a gente vai ter uma conversinha...vamos lá Patrício, vamos embora...

(o carro anda)

Patrício
Trouxe o mapa?

Cleuza
Não

Patrício
Você não trouxe o mapa? (para o carro)

Cleuza
Mas porque você não trouxe, eu que tenho que pegar tudo? Eu que tenho sempre lembrar de tudo?

Jurema
A sra não deixa ninguém fazer nada, quer sempre fazer tudo...

Cleuza
Vocês que são uns preguiçosos e nunca fazem nada, você não tem a capacidade de lavar as suas calcinhas Jurema...

Jurema
Quem lava é a máquina

Cleuza
E quem põe a roupa lá, me diz? Quem joga aquela sua calcinha podre la dentro e joga sabão amaciante...quem? me diz? Só se for os bichos que levam de tanta sujeira que tem naquela calcinha...

Jurema
Saco, inferno de viagem...

Cleuza
Como é que é?

Patrício
Vamos sem mapa mesmo...

Cleuza
A próxima vez que você blasfemar jurema, eu taco a mão na sua boca...

Sandro
E vai presa, sabia que não pode bater em criança?

Cleuza
Que criança? Vocês não são mais crianças a muito tempo...eram tão bonitinhos quando crianças né Patrício, agora são esses monstros...se pudesse pular dos doze pros vinte anos de uma vez...

Patrício
Vamos mudar de assunto, vamos...estamos indo pra praia, de férias, pra relaxar, curtir...

Jurema
Super curtição, ir na praia com o meu pai e minha mãe

Cleuza
Eu quero te matar garota, para de reclamar...

Sandro
Ah mãe, é verdade, se a gente não é mais criança porque a gente não pode viajar sozinho? Tem que ir sempre com vocês?

Cleuza
O dia que você tiver o seu dinheiro você viaja sozinho, mas enquanto morar debaixo do meu teto, vai viajar comigo...

Sandro
Mas o pai do Camargo deixa ele viajar com os amigos...

Cleuza
Mas eles são uns libertinos...

Patrício
E a família dele tem dinheiro...

Jurema
E a gente é pobre

Cleuza
Pobre é você, pobre de espírito, espírito de porco...mal agradecida....não sei a quem essa menina puxou....

Patrício
Seu pai trabalha muito pra poder te dar essa viagem minha filha, é com muito esforço...

Jurema
Jogando dinheiro no lixo, eu não queria ir...

Patrício
Poxa filha, não fala assim você não é mal educada...

Cleuza
São as companhias, desde que ela começou a andar com a Regininha ela ta assim achando que tem o rei na barriga, mas eu trato de colocar ela no lugar dela...

Sandro
Pai, põe um som...

(o Pai liga o som)

Jurema
Aff , vai deixar na rádio...

Patrício
Ta quebrado o cd player

Cleuza
Mas quebrou de novo? De novo Patrício?

Patrício
É ué...quebrou...

Jurema
Então desliga...

Cleuza
Deixa aí eu gosto dessa música

Jurema
Música de velha

Cleuza
Música com letra, com poesia, não esse lixo que você escuta....

Sandro
Nossa mãe que bizarro, tira essa rádio...

Cleuza
Ta bom...

Jurema
Se ele pede você tira né? Agora seu eu peço ...

Cleuza
Não começa...

Jurema
A sra me odeia...

Cleuza
Para com isso Jurema...

Jurema
Me odeia...

Cleuza
Para de falar bobagem Jurema

Jurema
Me odeia demais, só pode...

Cleuza
Chega Jurema, chega...sua voz já ta me irritando, desliga esse rádio Patrício

Patrício
É hoje...

Cleuza
Ta resmungando o que?

Patrício
Nada...

Cleuza
Fácil resmungar quando chega em casa do trabalho a noite, e tem comida quente e criança criada...

Patrício
Não vai estragar nossas férias tão planejada Cleuza...

Cleuza
Eu? Jamais... esperei muito por essas férias, economizei o que podia, e nada vai estragar...nada...

(toca o celular) (Cleuza vê quem é, faz cara de desgosto e joga o celular dentro da bolsa)

Patrício
Quem era?

Cleuza
Sua mãe

Patrício
Atende...

Cleuza
Não, ela vai estragar nossa viagem

Patrício
Atende Cleuza, pode ter acontecido alguma coisa...

Cleuza
Que coisa? Morrer ela não morreu se não ela não ligaria...

(o celular continua tocando)

Jurema
Nossa a vovó insiste...que chata

Patrício
Respeita sua vó...atende logo Cleuza

Cleuza
Atende Sandro, fala que estamos ocupados sei lá, inventa alguma coisa

(Sandro pega o celular)

Sandro
Oi vó...não o pai não dá pra atender , ta dirigindo...e minha mãe não quis falar com a sra...

Cleuza
Ta louco menino...

Sandro
É sim vó...ela não vai gostar de ouvir isso que a sra falou não...

Cleuza
Me dá isso aqui...oi , oi Dona Claudia , não, é que o celular tava na minha bolsa que estava ....imagina...imagina que eu não ia querer falar com a sra....não precisa chorar por causa disso, esse Sandro é um mentiroso idiota

Sandro
O que?

Cleuza
Sem drama né Cláudia? Sem drama...já bebeu né...de novo....olha agora não vai dar pra falar tá...muito barulho...(faz som de chiado) vamos entrar no túnel depois a sra...(desliga) velha chata e bêbada...

Patrício
Mas respeito com a minha mãe...eu não falo que a sua é uma gorda fedorenta...

Cleuza
Você ta louco....você ta louco...(mete um tapa na cara de Patrício que perde o controle no carro)

Jurema
Meu Deus, cuidado...

(todos gritam)

Cleuza
Joga no acostamento...

Patrício
Eu perdi o freio

Jurema
Vamos morrer....

Sandro
Culpa da mamãe...

Cleuza
Eu devia ter abortado vocês...

Jurema
Cuidado papai, a árvore...

Patrício
Eu não tenho controle...

Cleuza
Minhas férias planejadas...olha o caminhão cuidado...

Sandro
Meu Deus... o precípicio...

(todos Gritam)
(black-out)

Nenhum comentário:

Postar um comentário