terça-feira, 18 de outubro de 2011

ASSALTO À MÃO (INVERSA) ARMADA de Marcus Di Bello

TEMA: ASSALTO

(João Carlos, rapaz alto, vestindo uma calça jeans desbotada e camisa rasgada na lateral. Sentado no ponto de ônibus. Entra Altamiro, estatura mediana, vestindo paletó e gravata. Segura uma pasta.)

ALTAMIRO
Ganhou, ganhou, ganhou!

JOÃO CARLOS
Como é?

ALTAMIRO
Você ganhou e eu perdi. Não se preocupa que eu não vou chamar a atenção. Pode me assaltar.

JOÃO CARLOS
Mas quem disse que eu vou te assaltar?

ALTAMIRO
Não vai? Você tem a maior cara de bandidinho. Olha, eu tenho um celular muito bom, modelo do mês passado, com acesso às redes sociais, agenda, câmera digital e rádio. Até ligação ele faz.

JOÃO CARLOS
Você realmente está me confundindo com um ladrão?

ALTAMIRO
Eu juro que não vou fazer nem B.O. Eu tenho trezentos reais na carteira. Só vou pedir para que você deixe os meus cartões de crédito e os documentos.

JOÃO CARLOS
Eu não quero te assaltar, amigo.

ALTAMIRO
Sou bem medroso, vou entregar tudo o que eu tenho e não comentarei com ninguém. No máximo contarei à minha esposa, mas não entraremos em muitos detalhes. Veja bem, me assaltar é um bom negócio. Aproveita que não tem ninguém na rua, apenas nós dois. E caso alguém veja, estou carregando dentro da minha pasta outra roupa. Você pode trocar de camisa na próxima esquina, assim a polícia não te encontra.

JOÃO CARLOS
Você está me confundindo. Não sou de fazer essas coisas.

ALTAMIRO
Ladrão de primeira viagem, não é? Tudo bem. Vou fingir que o seu dedo por baixo da camisa é sim uma arma de verdade. Prometo que não vou reagir. Vou agilizar para você.

JOÃO CARLOS
Mas eu não sou ladrão.

ALTAMIRO
Tudo bem, eu disfarço.

JOÃO CARLOS
Qual é o problema? As minhas roupas que não são tão boas assim, os meus olhos que não são claros ou o meu cabelo que não é liso? Por que está me tratando como um ladrão?

ALTAMIRO
Eu o chamo de senhor se quiser. Aproveitando que falou da roupa, pode levar o meu paletó, não tem problema nenhum. Não vamos criar caso.

JOÃO CARLOS
Você ‘tá me deixando irritado.

ALTAMIRO
Se o problema é fugir, tudo bem. Meu carro está estacionado na rua do lado, você pode levar a chave.

JOÃO CARLOS
Eu não quero te assaltar, você consegue entender isso? Vou para o meu trabalho. Estou aqui parado esperando pelo ônibus.

ALTAMIRO
(Surpreso)
Você está esperando ônibus?

JOÃO CARLOS
Isso!

ALTAMIRO
Desculpa, confundi o senhor. Realmente me perdoa.
(Olha o relógio)
Com licença, estou atrasado para ser atropelado. Tenha um bom dia.
(Sai)

JOÃO CARLOS
Vê se pode, me confundir com um ladrão! Com o preço da passagem de ônibus, eu é que serei assaltado em instantes.

(Luz apagando em fade out)

Nenhum comentário:

Postar um comentário