quinta-feira, 6 de outubro de 2011

COZINHANDO A RELAÇÃO de Marcus Di Bello

TEMA: COZINHA

(Paulo e Renata, lado a lado, atrás de uma mesa cheia de ingredientes, utensílios de cozinha e receitas)

RENATA
Alcança a salsinha p’ra mim.
(Paulo esticando o braço)
É aquela do lado do sal.

PAULO
(Já com a salsinha em mãos)
Eu sei qual é.

RENATA
Agora pega aquela panela.

PAULO
(Mostrando desconforto)
Está na mão.

RENATA
Começa a ler a receita.

PAULO
Meu amor, eu preciso mesmo fazer isso com você?

RENATA
Paulo, é melhor você parar de reclamar. Às vezes o marido ajuda a mulher na cozinha. Qual é o problema?

PAULO
Eu falo qual é o problema. E se os meus amigos descobrem?

RENATA
Acha que é só encostar num fogão que você já fica afeminado?

PAULO
Não, não é isso. Fogão é normal. Não tem problema em fazer um miojo de vez em quando. Mas essas palhaçadas todas não tem nem como explicar. Suflê, rocambole, moqueca.

RENATA
O seu machismo me assusta às vezes.

PAULO
Não é machismo.

RENATA
O seu amigo Roberto não pensa desse jeito. Ele não se importa de cozinhar com a Aline.

PAULO
Mas é outro caso.

RENATA
Que outro caso? Eles também são casados há quatro anos, como nós.

PAULO
É que o Roberto é estiloso na cozinha.

RENATA
Que estilo ele tem? Usar bandana na cabeça saiu de moda no começo dos anos 2000.

PAULO
O que eu quero dizer é que ele prepara pratos exóticos.

RENATA
Se fosse a Aline te convidando para cozinhar com ela você não recusaria.

PAULO
Que bobagem, Renata. Eu não estou me recusando a cozinhar com você.

RENATA
Você tem uma puta má vontade comigo, Paulo. Acha que eu não percebo? Mas se fosse a exótica da Aline, então você seria o mestre cuca.

PAULO
Eu não acredito no que estou ouvindo.

RENATA
É que a Aline é linda, então tudo bem o Roberto cozinhar com a mulher. Você disse que é outro caso, não é? Realmente, é outro caso. Ela é a maior gostosona, então é estiloso o Roberto cozinhar com a mulher. Mas se souberem que você, Paulo Vieira Lima, cozinha comigo, o que será da sua reputação?

PAULO
Renata, para com isso. Não falei com essa intenção. O que eu quis dizer é que o Roberto teve essa formação desde pequeno. Sempre ajudou a mãe na cozinha, então para ele é fácil cozinhar com a mulher. Eu nunca tive isso. Minha mãe sempre me mimou. Eu sou um verdadeiro nó cego na cozinha. Não sei nem diferenciar uma colher de um garfo. Mas agora eu quero aprender a cozinhar com você. Eu nunca iria querer a Aline como professora. Acredita em mim. Desculpa se eu estava com má vontade, isso tudo é cansaço. O que eu mais quero agora é continuar com essa receita de moqueca. Podemos fazer isso juntos. Por favor, me ensina.

RENATA
(Tempo)
Está bem.
(Posiciona alguns ingredientes e panelas)
É bom saber que você não gostaria de aprender com a Aline.
(Tempo. Renata franze a testa)
Paulo.

PAULO
Diga.

RENATA
Sabe quando eu pedi a salsinha e você disse que sabia qual era.

PAULO
Sei.

RENATA
Com quem você aprendeu?

(Luz apagando em fade out)

2 comentários: