quinta-feira, 10 de novembro de 2011

CARÊNCIA AUTORITÁRIA (COINCIDÊNCIA CRÔNICA) de Marcus Di Bello

TEMA: CHICO BUARQUE

(Duas mulheres num salão de beleza. Estão com os seus trinta anos. As duas com N parafernálias na cabeça. Solange com uma blusa do Chico Buarque. Estão lado a lado)

RENATA
Proparoxítonas.

SOLANGE
Como é que é?

RENATA
Construção, do Chico.

SOLANGE
Como assim?

RENATA
As últimas palavras de cada verso. São proparoxítonas. Sabe: príncipe, pássaro, bêbado.

SOLANGE
Como você sabe que eu gosto de Chico Buarque?
(Renata aponta para a blusa de Solange)
É verdade!
(Tempo)
Eu nunca tinha pensado nisso da proparoxítona.

RENATA
Eu sou viciada em Chico.
(Cochichando)
Sabia que nessa música ele fala explicitamente das três classes sociais?

SOLANGE
Três classes?

RENATA
Pobres, classe média e ricos. Primeiro é o pobre, que morre na contramão atrapalhando o tráfego. Depois é o classe média, que morre atrapalhando o público, porque todos param para ver o que aconteceu. E por último é o rico, que morre atrapalhando o sábado, provavelmente transformando o dia num dia importante.

SOLANGE
Sempre achei que fosse a mesma pessoa.

RENATA
É nada.

SOLANGE
Que coisa!

RENATA
Geni, por exemplo. Você acha que fala sobre uma mulher?

SOLANGE
Não é?

RENATA
Geni é o nosso próprio país. Que a gente trata mal, cospe, xinga, pisa em cima. Mas quando alguém de fora aparece, o tratamos com o maior respeito, fazemos mil elogios, só para agradar o estrangeiro, para atingir os nossos objetivos.

SOLANGE
Eu nunca paro para tentar entender as letras das músicas. Que engraçado isso.

RENATA
Eu também não paro.

SOLANGE
Como você sabe então?

RENATA
É que eu já saí com o Chico Buarque.
(Solange ri)
Não acredita?

SOLANGE
Não muito.

RENATA
Quer ver no meu celular?

SOLANGE
Qualquer um pode colocar um número qualquer e escrever Chico Buarque.

RENATA
Ele me liga direto.

SOLANGE
Tá bom.

RENATA
Ligou esses dias até.

SOLANGE
E para quê?

RENATA
Para que eu o ajude a compor uma nova música.

SOLANGE
Você é compositora?

RENATA
Não. Eu sou veterinária.

SOLANGE
E ele quer a sua ajuda?

RENATA
É que ele quer escrever uma música sobre tartaruga. Quer que eu diga como são as tartarugas, se o pescoço delas é macio, duro, quente, frio. Como é que são as patas. E por aí vai.

SOLANGE
Eu não consigo acreditar. O Chico Buarque ligando para saber sobre tartarugas.

RENATA
Ele quer ser o mais fiel possível.

SOLANGE
Justo o Chico? Ele que inventa várias mulheres. Por que ele ligaria para saber de tartaruga? Era só inventar, igual ele faz com as mulheres das músicas dele.

RENATA
Eu disse isso a ele.

SOLANGE
E ele?

RENATA
Falou que não quer inventar igual faz com as mulheres, porque pelas tartarugas ele tem o maior respeito.

(Tempo)

SOLANGE
Então... proparoxítonas, ein.

(Fade-out)

Nenhum comentário:

Postar um comentário