domingo, 6 de novembro de 2011

LIMPEZA DE PELE de Kadu Veríssimo

(tema Vaidade)

Personagens

Gisela
Marisa
Brigitte

(Salão de beleza com uma cara meio retrô abandonado, do lado de fora vê-se a luz do letreiro piscando rosa neon)

Marisa
Bem vinda ao salão de Marisa e Brigitte, se você quer ficar linda veio ao lugar certo

Gisela
(ri) Bem que eu gostaria de ficar linda, mas bonita já ta bom...

Marisa
Mas você é tão bonita...

Gisela
Gisela

Marisa
Gisela, você é muito bonita...

Gisela
Obrigada

Marisa
Uma pele bonita, cabelos sedosos, sorriso farto e branco

Gisela
Gosto de me cuidar, gosto de estar bonita, sempre gostei...sou bem vaidosa

Marisa
Seja bem vinda ao nosso salão

Gisela
É novo no bairro né? Vi pela faixada, bonito letreiro...

Marisa
Obrigada...

(Brigitte passa toda de branco com o rosto coberto)

Gisela
Nossa que susto...quem é ela?

Marisa
Minha irmã Brigitte, logo mais ela irá te atender...

Gisela
Mas porque ela cobre o rosto?

Marisa
Higiene, Brigitte é uma profissional muito séria, leva tudo a ferro e fogo

(trovões)

Gisela
Nossa parece que vai chover...

Marisa
Sente-se aqui (empurra ela na cadeira)

Gisela
Esta vazio o salão não é?

Marisa
Sim, as clientes vão descobrindo aos poucos...

(acaba a luz)

Gisela
Que isso? Acabou a luz? Marisa...Marisa você esta aí? Marisa...

(relâmpago vê-se no espelho do salão a imagem de Brigitte toda encapuzada com uma faca na mão)

( Gisela grita)

(volta a luz)

Marisa
O que foi Gisela?

Gisela
O que foi isso? O que aconteceu?

Marisa
Acho que foi um problema na chave de luz, mas fui dar uma olhada e voltou ao normal...

Gisela
E a sua irmã?

Marisa
Brigitte? Ela esta se preparando para te atender...

(chuva forte)

Gisela
Acho melhor a gente deixar pra outro dia, vai chover muito forte...

Marisa
Mais um motivo pra você ficar aqui , te sirvo um café quente, enquanto corto e pinto seu cabelo, depois minha irmã irá te fazer uma maravilhosa limpeza de pele...

Gisela
Te agradeço Marisa, mas fica pra outro dia...

Marisa
Não! Nós vamos fazer hoje...

(corre na frente e tranca a porta do salão)

Gisela
Que brincadeira é essa? Deixa eu sair vai...

Marisa
Nosso lema é a satisfação do cliente ou seu dinheiro de volta...

Gisela
Mas eu nem paguei ainda....abre essa porta...

Marisa
Você ainda não pagou ? (bate com força na cara dela que cai no chão) responde, ia nos passar a perna?

Gisela
( no chão) Meu Deus, o que é isso? Porque você me bateu? O que esta acontecendo?

Marisa
Nada, ainda não aconteceu nada, é que hoje, é seu DIA DE PRINCESA !

(pega ela com força do chão e joga na cadeira do salão em frente ao espelho)

Gisela
Para com isso eu vou gritar...

(ela grita, mas é abafado pela trovoada que esta forte)

Marisa
(amarra ela na cadeira)Ninguém vai te escutar...vamos lá o que vai ser hoje? (pega uma tesoura) vamos cortar?

Gisela
Não! Para com essa brincadeira...nao corta meu cabelo, para com isso...

Marisa
Acho que um corte curto iria valorizar o seu rosto...(corta o cabelo dela bem curto, torto e cheio de falhas, Gisela grita) Isso, olha só como você esta bonita...

(Gisela se olha no espelho e chora soluçando)

Gisela
Para com isso, para...o que foi que eu te fiz? Para com isso....

Marisa
A mim você não fez nada, você fez a ela...

(trovão, um contra luz ilumina Brigitte toda de branco com um véu no rosto)

Gisela
O que eu fiz? O que? Nunca fiz mal a ninguém, me solta daqui...

Marisa
Vou sair...vou deixar você sozinha com ela...aproveite bem a limpeza de pele... (sai)

Gisela
Nãooo! Por favor me tira daqui, alguém me ajuda por favor...

(Brigitte vai se aproximando)

Gisela
Quem é você, o que foi que eu te fiz?

(Brigitte coloca suas ferramentas na mesa, vários bisturis, ácidos, lixas, etc)

Gisela
Isso não pode estar acontecendo...me solta daqui...quem é você? Fala alguma coisa? O que foi que eu te fiz?

(Brigitte pega um estilete enorme)

( a cena escurece)

Gisela
Não por favor não me faça mal...

(Brigitte aproxima seu rosto de Gisela e tira o véu)

Gisela
( em choque) Você !

(Brigitte levanta o estilete , luz mais forte no estilete, grito lancinante de Gisela)

(Black-out) (tempo)

( a cena vai iluminando-se aos poucos) (ainda chove lá fora , a um corpo no chão e muito sangue espalhado pelo salão, em frente ao espelho Brigitte)

Marisa
(vem com uma bandeja) Nada como um café num dia frio...e então Brigitte , como foi o tratamento de pele?

Brigitte
(vira e tem o mesmo rosto de Gisela)
Foi ótimo, minha pele está mais linda do que nunca...

(trovões) (elas tomam o café, enquanto Marisa limpa o salão e Brigitte admira-se no espelho)

(música) (trevas)

( Black Out)

Nenhum comentário:

Postar um comentário