quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O ENCONTRO COM CHICO BUARQUE de Ronaldo Fernandes

TEMA: Chico Buarque
CÉLIA: (Em um telefonema nervoso): Ele não atende. (Disca novamente)
TEOBALDO: (Em outro local, atende o celular): Alô. Oi Célia. Tudo bem?
CÉLIA: (Falando ao celular) Teobaldo, você precisa me ajudar.
TEOBALDO: O que foi?
CÉLIA: Amanhã vai ter uma gravação de um clipe do Chico Buarque eu ganhei a promoção.
TEOBALDO: Que promoção?
CÉLIA: A do extrato de tomate.
TEOBALDO: Extrato de tomate?
CÉLIA: Sim. Você não lembra?
TEOBALDO: Não.
CÉLIA: Aquela do extrato de tomate que era pra mandar uma frase falando de alguma música do Chico Buarque e o prêmio, caso a sua frase fosse a mais criativa, é participar da gravação de um clipe dele.
TEOBALDO: E o Chico grava clipe?
CÉLIA: Eu ganhei.
TEOBALDO: Ganhou a promoção?
CÉLIA: Sim. A minha frase foi considerada a mais criativa.
TEOBALDO: Eu amo o Chico Buarque?
CÉLIA: Sim. Foi considerada a mais criativa.
TEOBALDO: Que bom. Parabéns.
CÉLIA: Foi a única frase que falava de amor. Por isso foi a mais criativa. Eu amo Chico Buarque. Não é tudo?
TEOBALDO: Pelo menos você ganhou. E agora?
CÉLIA: Agora é o seguinte. Eu comprei as passagens para ir ao Rio de Janeiro e...
TEOBALDO: Comprou as passagens?
CÉLIA: Sim.
TEOBALDO: Mas você não ganhou o concurso?
CÉLIA: Mas o concurso é só para participar do clipe. Os custos todo é por minha conta.
TEOBALDO: Como é?
CÉLIA: Que foi Teobaldo? Está com inveja? Eu vou participar da gravação do clipe do Chico Buarque meu filho. Não vejo a hora.
TEOBALDO: Ok. Você que sabe.
CÉLIA: Eu preciso de um favor seu.
TEOBALDO: Diga.
CÉLIA: Eu comprei as passagens para ir ao Rio de Janeiro, mas amanhã tem uma reunião super importante lá na empresa e eu preciso faltar. Eu não sei o que dizer. Preciso de sua ajuda. Eu não vou deixar de ver o Chico Buarque por causa de uma reunião de planejamento...
TEOBALDO: O que você quer que eu faça?
CÉLIA: Que me ajude. Eu não sei o que dizer. Mas eu preciso ir ao Rio ver o Chico Buarque. Não vejo a hora. Comprei as passagens pela Azul. Sai de Campinas. Vou acordar as três horas da manhã, dirijo até Campinas e lá pego o vôo para o Rio de Janeiro, chego no Rio as oito horas, pego o taxi la no Santos Dumont, vou até a Niterói...
TEOBALDO: Niterói?
CÉLIA: Sim. É lá que será a gravação do clipe. Chegando em Niterói corro até o estúdio e espero o Chico que deve chegar as duas horas da tarde, participo da gravação do clipe, depois pego o táxi até o Galeão, lá pego o vôo de volta, desço em Campinas por voltas das onze horas da noite, dirijo até a minha casa e vou dormir feliz por volta das duas horas da manhã...
TEOBALDO: Feliz?
CÉLIA: Sim meu filho, afinal não é todo dia que participo da gravação de um clipe do Chico Buarque.
TEOBALDO: É clipe de alguma música nova?
CÉLIA: Nada de música. É um poema.
TEOBALDO: Não entendi.
CÉLIA: Ele vai recitar um poema.
TEOBALDO: E a sua participação?
CÉLIA: Vou ouvi-lo recitar o poema e depois vou embora.
TEOBALDO: Todo esse trabalho para ouvir o Chico recitar um poema? Compra o DVD depois é menos trabalho...
CÉLIA: Imagina se eu vou deixar de ver o Chico Buarque ao vivo.
TEOBALDO: E o que você precisa de mim?
CÉLIA: Que você me ajude a inventar uma desculpa para eu faltar na reunião.
TEOBALDO: Liga dizendo que está com diarréia.
CÉLIA: Já usei isso a semana passada.
TEOBALDO: Que não dormiu a noite toda com mal estar.
CÉLIA: Dei essa desculpa a semana retrasada.
TEOBALDO: Que faleceu alguém.
CÉLIA: Já matei todos os parentes próximos.
TEOBALDO: Fiquei sem saída.
CÉLIA: Já sei. Você vai dizer que o Renato te ligou dizendo que eu tive uma crise de enxaqueca, que ele estava ligando porque eu não podia nem falar, e você diz na reunião, pede mil desculpas em meu nome, mas que eu não vou trabalhar por causa da minha enxaqueca, que eu devia estar muito mal mesmo, porque quem ligou foi o Renato, então é sinal que eu estou péssima.
TEOBALDO: Enxaqueca?
CÉLIA: Enxaqueca é ótimo. Basta a gente ficar quietinha, no escuro e tomar cafiaspirina que no dia seguinte está tudo bem...
TEOBALDO: Enxaqueca é uma boa.
CÉLIA: E no dia seguinte eu ainda vou chegar sonolenta, depois de dormir pouco, vou chegar com cara de pós-enxaqueca. Ótimo. Ninguém nem vai desconfiar. Posso contar contigo?
TEOBALDO: Claro.
CÉLIA: Obrigado amigo. Depois te conto tudo. Beijos. (Desligam o fone).

DIA SEGUINTE, NA REUNIÃO.
TEOBALDO: (Fala como se estivesse na frente de várias pessoas) O Renato, marido da Célia, acabou de ligar dizendo que ela teve uma crise de enxaqueca por causa do Chico Buarque... Digo... Porque ela ouviu música alta do Chico Buarque... E acabou tendo uma crise de enxaqueca. Uma vez aconteceu comigo em um show. Aquele som alto, me deu crise de enxaqueca. Já aconteceu com algum de vocês? Mas então ele ligou porque ela não pode nem falar de tanta enxaqueca que ela está. Ela pede mil desculpas em meu nome... Não. Eu peço mil desculpas por ela. Eu não. O Renato pede mil desculpas por ela, mas ela não vem trabalhar por causa do Chico Buarque... Não. Por causa da enxaqueca causada pela música do Chico Buarque... É isso. Ela deve estar muito mal mesmo, porque quem ligou foi o Renato né? Quando não é a própria pessoa que liga ela, é sinal que está péssima.

DIA SEGUINTE, DEPOIS DO DIA DA REUNIÃO.
TEOBALDO: (Ao ver Célia) Que cara é esta?
CÉLIA: Estou péssima. Morrendo de sono.
TEOBALDO: Enxaqueca é assim mesmo.
CÉLIA: Que enxaqueca que nada.  Acordei as três horas da manhã, dirigi meu uninho até Campinas, as seis horas peguei o vôo da azul para o Rio de Janeiro, cheguei no Rio as nove horas, pois o vôo atrasou muito, peguei o taxi la no Santos Dumont, pedi para ele voar até a Niterói... Cheguei a Niterói  as onze horas, fui até o estúdio e esperei o Chico. Ele chegou as três horas da tarde, recitou o poema, me olhou, disse assim: Que moça bonita. Parece a Carla Bruni. Depois foi embora. Eu peguei o táxi até o Galeão, lá peguei o vôo de volta, desci em Campinas por voltas da meia noite, dirigi até a minha casa e fui dormir cansadíssima as três horas da manhã e hoje acordei as seis e estou aqui morrendo em pé. E ainda por cima recebi uma suspensão por ter faltado na reunião de ontem e meu dia foi considerado falta.
TEOBALDO: Por quê?
CÉLIA: Eles não engoliram a estória das músicas do Chico Buarque terem causado a minha enxaqueca.
TEOBALDO: Mas eu... Eu disse isso?
CÉLIA: Deixa pra lá. O que importa é que eu estou feliz.
TEOBALDO: E feliz?
CÉLIA: Sim meu filho, afinal não é todo dia que o Chico Buarque diz que eu pareço a Carla Bruni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário