terça-feira, 8 de novembro de 2011

VALSINHA de Kadu Veríssimo

(Tema Chico Buarque)

*Observação:
 É importante escutar a música que está no vídeo ao final do texto.
Pode ser enquanto lê ou só ao final da leitura, ou os dois jeitos , você escolhe.

Personagens

João

Maria

(João dorme na cama, Maria sua esposa vem arrastando sua pantufa com aquela velha camisola poída, e rosto de quem acabara de acordar lhe chamar)

Maria
É melhor você levantar logo pra não se atrasar...

(João abre os olhos na cama mas não se mexe)

Maria
João? tô falando com você levanta, já passou da hora, vai se lavar e tomar um café, se você chega atrasado eles te descontam uma grana , e a gente não pode ficar sem esse dinheiro , você sabe que as contas estão atrasadas e a gente ainda tem que pagar o...

(ele levanta e sai, a deixa falando sozinha) (ela para de falar...suspira fundo, aquela não foi a primeira vez que isso aconteceu)

(na Cozinha)

Maria
Eu estava falando com você lá no quarto, mas  agora você esta com a mania de sair e me deixar falando sozinha...

(ele come um pão e toma café, nem olha direito para ela)

Maria
O que esta acontecendo João? A gente nem conversa direito, mal nos olhamos...você não gosta mais de mim é isso? Me diz? para de comer e olha pra mim...(segura no braço dele)

João
Deixa de besteira

Maria
O que é então? Eu não entendo...será que casamento é isso, ou é outra? Você tem outra mulher João? Tem uma amante?

João
Não fala bobagem

Maria
O que é então? O que está acontecendo conosco?

João
Eu....eu não sei...

Maria
Sou eu? Você não me ama mais é isso? Eu estou feia? Porque eu te amo João, eu fico tão feliz quando você...(ele sai) espera João, não me deixa falando aqui sozinha, volta aqui, volta...

(vai até a porta, de longe avista ele caminhando depressa sem olhar pra trás, ela chora , um choro contido, olha para o corpo dele que acabara de virar o coreto da praça que dá em frente a sua casa) 

(ela fecha a porta) 

(tempo) (vai ao telefone)

Maria
Alô, Mãe? Oi mãe tudo bem? É, não, mãe, eu não estou muito bem não...não é voz de choro não mãe, eu sei que a sra me conhece e (desaba) é sim mãe, deixa eu ir praí, meu casamento acabou, eu estou me sentindo tão mal...não, acho que não tem mais jeito...é tão triste mãe, sabe eu tinha o sonho de ser como a sra e o papai, tanto tempo juntos...eu sei que é difícil, mas acho que não tem mais jeito mesmo...vou arrumar minhas coisas, é, vou fazer as malas, a noite eu chego mãe...obrigada, te amo. (desliga)

(quarto)

(as malas estão abertas  na cama, ela lentamente guarda suas roupas, pega uma foto do seu casamento que está na mesinha ao lado, passa a mão pela foto, mantém um olhar distante e pensativo, ouve-se barulho na porta, ela assusta-se, vê-se João a porta do quarto)

Maria
Já chegou?

João
Que malas são essas?

Maria
Porque você saiu tão cedo do trabalho o que aconteceu?

João
Porque você esta fazendo as malas Maria?

Maria
Você foi demitido?

João e Maria
O que aconteceu?

Maria
Eu vou embora

João
Eu não consegui trabalhar hoje e pedi pra...(tempo) o que você disse?

Maria
Eu vou embora. Estou fazendo as malas, vou pra casa da minha mãe.

João
Mas porque?

Maria
Eu ia esperar você chegar, mas ...

João
Você vai me deixar?

Maria
Vou

(tempo) (silêncio)

(ela fecha as malas)

Maria
Bem, eu...eu te ligo...

(João fica em silêncio)

Maria
Então...eu vou...Adeus. (vai caminhando)

João
Já esta quase de noite

Maria
Não tem importância

João
Mas é perigoso

Maria
Eu pego um taxi

João
Você que sabe

(silêncio) (ela caminha em direção a porta)

João
Espera...

Maria
(para de costas pra ele em frente a porta)

João                              
Eu...eu não sou bom com as palavras Maria...olha pra mim

(ela esta chorando, e não vira o corpo)

(ele em um acesso de fúria arranca as malas da mão dela, ela assusta-se, ele abre as malas e joga toda a roupa dela para o alto)

Maria
Para com isso, para, ficou louco?

(ele revira entre as roupas delas que estão no chão como se procura-se algo)

Maria
O que você esta fazendo?

João
Achei

Maria
O que tem esse vestido?

João
Nosso primeiro beijo, você estava com ele...

Maria
Eu não me lembro...

João
Mas eu me lembro, lembro que você tinha uma flor amarela no cabelo e seu perfume tinha um cheiro de Jasmim, nós fomos tomar um sorvete nessa praça aqui em frente a nossa casa...(abre a porta da casa) 
ali em frente ao coreto...

Maria
Fecha essa porta João, é perigoso

João
Você sentou naquele banco ali, sua boca tava com um gosto de morango, você tinha pedido seu sorvete preferido, que é o de morango...(ela se emociona) eu sentei ao seu lado e apesar de estar com muita vergonha eu beijei sua boca, sua mão estava gelada, e eu estava suando muito...

Maria
Você lembra de tudo...

João
E tinha uma banda no coreto, tocava uma música tão linda...parece que eu estou escutando ela agora (ouve-se a música Valsinha instrumental) olha só , você não esta escutando? Está tocando a nossa música...

Maria
Você sempre foi tão louco, mas estava tão mudado de uns tempos pra cá que eu...

João
Põe esse vestido...põe

Maria
Mas João, nem sei se me serve...olha essa porta aberta...

(ele se aproxima dela e a ajuda a vestir, ela encanta-se com o que esta vivendo, a música cresce)

João
Vem comigo

(ele a puxa para fora de casa)

Maria
Espera, a porta ficou aberta...

João
Vem comigo, olha a noite como ta linda, olha a nossa música tocando...

Maria
Seu louco...que vergonha , ta todo mundo olhando pra gente...

(ele para com ela ao lado do coreto, a música esta mais alta)

(ele a abraça, e a beija, fala que a ama em seu ouvido, ela chora e ri emocionada, aos poucos as pessoas param e observam aquele casal , a cena toma uma outra cor, estão todos felizes...João e Maria rodopiam e beijam-se como se não houvesse mais ninguém ali, a noite cresce, a lua brilha e a música esta alta)

(Luz vai morrendo e os risos de João e Maria crescendo)



Um comentário:

  1. Dos três jeitos! No exato momento indicado pelo autor: (ouve-se a música Valsinha instrumental)

    ResponderExcluir