sexta-feira, 4 de novembro de 2011

ESPELHO VAIDOSO de Marcus Di Bello

TEMA: VAIDADE

(Castelo. Bruxa usando um pretinho-nada-básico. Está no final da maquiagem. Arruma o cabelo em frente ao espelho. Olha por diversos ângulos)

BRUXA
Espelho, espelho meu. Existe alguém nesse reino mais bela do que eu?

ESPELHO
Não, senhora.

BRUXA
Senhora é a mãe que te pariu. Pode me chamar de você.

ESPELHO
Desculpa.

BRUXA
Não existe ninguém mais bela, não é mesmo? Mas essa pesquisa foi feita no modo avançado?

ESPELHO
Positivo.

BRUXA
Posso confiar?

ESPELHO
Pode, sim senhora. Digo, você pode sim.

BRUXA
As minhas concorrentes eram bonitas? Porque não adianta nada eu ser a mais bela se todas forem feias, é como ter um olho em terra de cego ou ter um metro e quarenta em casa de sete anões.

ESPELHO
As concorrentes eram bonitas.

BRUXA
Muito bonitas?

ESPELHO
Muito bonitas.

BRUXA
Mas qual era a média de idade? Às vezes são bonitas para a idade delas.

ESPELHO
Idades variadas.

BRUXA
E mesmo assim eu sou a mais bela?

ESPELHO
Sim. Você é a mais bela de todas.

BRUXA
Mas a pesquisa levou em conta os cremes de beleza que eu uso?

ESPELHO
Positivo.

BRUXA
Mais alguma concorrente também usa ou sou a única?

ESPELHO
Várias usam.

BRUXA
Alguma alisa o cabelo?

ESPELHO
Alisar o cabelo?

BRUXA
Eu fiz definitiva, mas eu juro que foram apenas duas vezes. Isso não faz eu perder a coroa, faz?

ESPELHO
Várias concorrentes alisaram o cabelo.

BRUXA
Então eu sou, de fato, a mais bela do reino?

ESPELHO
Positivo.

BRUXA
Mas eu não quero!

ESPELHO
Como não quer?

BRUXA
Qual será o meu plano de carreira? Preciso de alguém para superar. Caso essa pesquisa seja verdadeira e eu realmente seja a mais bonita, vou acabar estagnada. Não vou cuidar da minha beleza, vou achar que ninguém pode comigo e, no fim, serei vencida de maneira humilhante. Alguém precisa ser mais bonita do que eu.

ESPELHO
Mas você é a mais bonita.

BRUXA
Eu não aceito! Espelho, faça o favor de pesquisar uma boa receita de maçã envenenada. Quero algo que faça com que a pessoa que morder fique muito mais bonita. Preciso de concorrência, e das boas.

ESPELHO
Lá vamos nós.

BRUXA
Espelho, espelho meu. Existe alguém nesse reino com possibilidade de ser mais bela do que eu?

ESPELHO
Sim. A Branca de Neve tem grandes chances.

BRUXA
Maravilha! Então ao trabalho.
(Risada maléfica)

(Luz em fade-out)

10 comentários:

  1. Ah, eu adoro os teus textos, Marcus. Com este não poderia ser diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Gostei muito do seu texto. Poderia me mandar atividade de interpretação se for possivel. Agradeço desde ja. Meu contato> erlandia.rr@hotmail.com

      Excluir
  2. Obrigado, Palloma!

    Marcus Di Bello

    ResponderExcluir
  3. eu vou apresentar esse texto espero q fique legal

    ResponderExcluir
  4. Prezado Macus Di Bello, tudo bem?
    conheci dois de seus textos (Não me cegue e Espelho Vaidoso) e já me encantei pela forma simples, direta e fascinante com que lhe dá com o jogo de palavras. Trabalho como Arte-Educador num instituto em Salvador e o objetivo de lá é auxiliar os jovens a conquista do mundo do trabalho. Desenvolvo atividades que utilizam as técnicas cênicas para o crescimento profissional de jovens de comunidades carentes dessas oportunidades. Estes jovens não pagam nada e com seu rendimento comprovado, muitos conseguem o mercado de trabalho.

    Gostaria de solicitar autorização para trabalhar com seus textos e se houver a possibilidade de num dado momento que estiver em Salvador visitarmos, seria fascinante.
    Meu contato é gustavuduarte@yahoo.com.br
    Desde já agradeço a atenção.
    Merda pra você!!!

    ResponderExcluir
  5. quem diria que o Mar cus escreveria tão bem , quanto as palavras que ele expressa a maneira que o personagem faz e tá de parabéns .Palmas pra ele e continua assim de ter esse talento tão inesperado e também não deixa ninguém atrapalhar o seus sonhos e seus objetivo e eu não tenho palavra pra dizer pra vc e deixo falar uma coisa.Nunca desista
    do seu sonho e vc vai longe

    ResponderExcluir
  6. O ano é 2023 🤦🏽‍♀️🤦🏽‍♀️🤦🏽‍♀️

    ResponderExcluir