quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

TRAINDO OS IDEAIS de Marcus Di Bello

TEMA: TRAIÇÃO

(Palco vazio. Ator 1 entra e se posiciona no lado direito do palco. Pantomima. Sentindo calor, bebe um copo d’água. Ator 2 entra)

ATOR 2
O que é isso?

ATOR 1
Isso o quê? Estou fazendo a minha cena, você não devia entrar ainda.

ATOR 2
Você mudou de lado.

ATOR 1
Como é?

ATOR 2
Você mudou de lado. Você fazia a cena ali.
(Aponta para o outro lado do palco)

ATOR 1
Achei melhor fazer aqui.

ATOR 2
Ah, você achou?

ATOR 1
Eu achei.

ATOR 2
Antes você fazia a cena do lado esquerdo. Agora está fazendo do lado direito.

ATOR 1
Essa mudança de lado me ajuda como ator.

ATOR 2
Você não pode sair da esquerda e ir para a direita.

ATOR 1
Qual é o problema?

ATOR 2
Qual é o problema? Você está me perguntando qual é o problema? Acho que o problema maior é você não saber qual é o problema.

ATOR 1
Eu só mudei para o lado direito. As minhas marcações continuam as mesmas.

ATOR 2
Não diga uma bobagem dessas. Você quer tentar me convencer que sair da esquerda e ir para a direita não modifica nada o seu jeito de agir? Toma vergonha na cara.

ATOR 1
Não estou entendendo.

ATOR 2
Muda tudo! Muda os seus ideais. Muda a sua visão de mundo. Você está traindo a ética desse jeito. Você está sendo um grande traidor!

ATOR 1
Se esse é o problema, eu volto para a esquerda.

ATOR 2
(Impede o ator 1 de sair do lugar)
De jeito nenhum! Não faça isso. Agora você está no lado direito, não pode voltar para o lado esquerdo.

ATOR 1
Eu posso sim.

ATOR 2
Não, será pior. Principalmente porque você já saiu de lá antes. Fique aí por um tempo. Depois fique dois dias sem vir ao ensaio. Então, só então, você pode testar ficar no centro do palco. Depois a gente conversa se você pode voltar para a esquerda.

ATOR 1
Quanta besteira.

ATOR 2
Você não colabora. Era para estarmos no final da cena, mas com a necessidade da interrupção vamos ter que começar tudo de novo.
(Saindo)
Lembre-se, agora que está desse lado, continue fazendo assim por mais algum tempo, ou então os dois lados te chamarão de traidor.
(Sai)

ATOR 1
É por isso que eu sempre voto em branco.
(Enquanto ele sai de cena luz vai caindo em fade-out)

Nenhum comentário:

Postar um comentário