segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

UMA IDEIA NA CABEÇA de Marcus Di Bello

TEMA: CALCINHA

(Cozinha de família. Mulher terminando de arrumar a mesa de café da manhã. Cantarolando alguma música alegre qualquer)

MULHER
Amor, vem comer!

HOMEM
(Som abafado, vindo de fora da cena)
Estou indo.
(Mulher enche duas xícaras de café. Senta. Homem entra com uma calcinha na cabeça)
Bom dia.

MULHER
O que é isso?

HOMEM
O quê?

MULHER
O que é isso na sua cabeça?

HOMEM
A calcinha?

MULHER
Claro que é a calcinha.

HOMEM
Então, é uma calcinha.

MULHER
Eu sei que é uma calcinha, mas por que ela está na sua cabeça?

HOMEM
Por que ela não poderia estar?

MULHER
Porque é uma calcinha.

HOMEM
Eu sei. Decidi que a partir de hoje usarei calcinha na cabeça.

MULHER
Usar calcinha na cabeça?

HOMEM
É. As pessoas usam chapéus, não usam? Eu vou usar calcinhas.

MULHER
Meu Santo Deus! Enlouqueceu de vez. E que calcinha é essa?

HOMEM
É minha. Eu mesmo comprei.

MULHER
Você comprou?

HOMEM
Comprei. Não acharia decente usar uma calcinha sua. Comprei ontem, a caminho de casa.

MULHER
Você comprou uma calcinha para colocar na cabeça? O que as pessoas vão achar disso?

HOMEM
Ninguém vai achar nada. Não entendo o porquê da preocupação.

MULHER
Como não vão achar nada. Você está com uma calcinha na cabeça. Você vai ficar usando isso em casa?

HOMEM
De jeito nenhum. Vou usar em outros lugares também. Não vou mais tirar da cabeça, apenas para trocar. Usarei em casa, no trabalho, nas horas de lazer e até mesmo na hora do futebol de domingo.

MULHER
O que deu em você?

HOMEM
Nada. Continuo o mesmo, só que com uma calcinha na cabeça.

(Entra Filha, aparentemente com 15 anos)

FILHA
Pai, o que é isso?

HOMEM
Papai começou a usar calcinha na cabeça.

FILHA
Por quê?

HOMEM
Porque sim. Eu preciso ter um motivo para usar calcinha na cabeça? Vocês, mulheres, usam assessórios para quê? Brincos, colares, pulseiras, lenços.

MULHER
Mas é uma calcinha!
(Começando a chorar. Indo abraçar a filha)
Seu pai não está bem, minha filha.

FILHA
Tira isso da cabeça, pai.

HOMEM
O que deu em vocês? Eu continuo o mesmo homem de sempre, só estou com um assessório a mais na cabeça.

FILHA
Vamos subir mãe, para lavar o rosto.

MULHER
(Chorando ainda)
Vamos. Se eu voltar aqui e você estiver com essa calcinha na cabeça, considere o casamento acabado.

FILHA
Mãe, não fale assim. Vamos subir, depois a gente vê isso.

MÃE
(Falando para a filha enquanto saem de cena)
Por que ele fez isso? O que deu na cabeça dele? Ele deve ter outra, só pode. O que eu fiz, minha filha? Me diz!

HOMEM
(Sozinho em cena. Bebe um gole de café)
Afinal, sou bom para a minha família por ser um excelente marido e pai, ou por não usar uma calcinha na cabeça? Nada me faz tirar isso da cabeça.
(Bebe mais um gole de café. Fade out)

Nenhum comentário:

Postar um comentário