quarta-feira, 24 de agosto de 2011

NEUSA DE ALGUM LUGAR de Kadu Veríssimo

Personagem

Neusa

(tema: Saudade)

(casa antiga, paredes descascadas, velhas cadeiras, talvez uma lamparina e um velho tapete empoeirado ao centro)

Neusa

Eu toda vez que entro nessa casa sinto uma emoção tão forte...é ...forte demais, pois foi aqui nessa casa em que vive os melhores e os piores momentos de minha vida, lembro tanto de minha mãe...

(senta emcionada no centro do palco, a cena adquire uma luz âmbar)

De minha mãe eu lembro bem dos olhos, aquele olhão bem do arregalado, eu num pudia faze nada de errado que ela tava lá, atrás de mim cum aquele olhão de cobra

(ri e bate na perna, uma velha mania)

de meu pai não tenho muita lembrança não, ele fugiu com outra mulher, eu era pequena, minha mãe só lembrava dele pra xingar, "aquele corno desgraçado, fio de uma puta"...eu tenho um retratinho, acho que era um dos únicos que tinha na minha casa dele, o resto minha mãe rasgou só sobrou esse porque eu guardei...

(olha o retrato)

ele era bonito, fugiu com uma mulher que tinha o mesmo nome que eu Neusa, minha mãe queria trocar meu nome, que era só me chamar que ela já ficava ardida de ódio, queria colocar o de sua vó, Setembrina, mas graças ao padinho Ciço que não conseguiu, ela num tinha instrução , e acho que naquela época nem podia trocar de nome né?
Mas é tanta lembrança...

(pega uma maçã, descasca)

ia pra escola  pra comer, porque com tanta fome não conseguia guardar o que a professora falava, então enchia a barriga de água, era um conselho da minha vó," ta com fome, bebe água"...um dia depois de tanto encher a barriga de água, quando estava voltando pra casa vi uma menina com uma maçã na mão,  sempre tive o desejo de comer maçã, mas até então nunca tinha comido, apenas senti o cheiro uma vez na venda que tinha no centro da cidade, e desde então morria de vontade de comer...

(vai descascando a maça e comendo, segurando as cascas e falando o texto)

 fiquei espiando aquela menina estranha se deliciando com aquela maçã, e a menina foi comendo, comendo, fui espiando...até que a menina foi até a bica de água, e jogou as cascas da maçã, e saiu correndo pra brincar, devagar vendo se não havia ninguém espiando tentava chegar perto daquelas cascas, mas sempre chegava alguem pra atrapalhar, mas nao arredei o pé dali, e depois de umas horas, ja tava sozinha, fui correndo naquela bica, peguei aquelas cascas de maçã que ja tava tudo escuro, com uns mosquitinho e levei  rapidamente  a boca...

(come as cascas que estava em sua mão)

humm, que gosto maravilhoso tinha aquela maça, foi a coisa mais gostosa que já comi na vida,mas da minha juventude eu tenho uma lembrança até engraçada, lá de onde vim a gente casava era de dia, fazia um almoço grandão num sabe, pra todo mundo pode comer a vontade, e a festança ia até a noite, com muito forró pra todo mundo dança até o amanhecer...

(musica)
Eu casei devia ter se me alembro direito uns 13,14 anos, meu 1° marido tinha seus 48,49, era o Marizo,ele não gostava desse nome, tinha uma irmã chamada Mariza, e ele era o Marizo

(ri)

Ele era bom pra mim sabe,mas num foi sempre assim não, eu odiava ele no começo, quando soube que ia casa com ele eu quis morre, ele foi lá fala com meus pais pra mó de pedi a autorização pro casamento, eles deram e nem falaram comigo, vi Marizo naquele dia, e dezoito dias depois no dia de meu casamento, ele foi paciente cumigo, na nossa lua de mel, eu chorava feito bicho, ele nem buliu cumigo, esperô,esperô....

(tempo)

Foi paciente o bichinho, mas eu fiquei tão comovida com a atitude dele que no outro dia deixei ele me faze um carinho, tava até gostoso quando ele mexia no meu cabelo, me fazia um cafuné danado de bom, mas quando pos a mão debaixo do meu vestido...

(reproduz a cena)
 
...santo deus, dei um pulo e chorei, chorei, e ele se aquietou , mais deu uns quatro dia, o homem tava que não se agüentava, tava percebendo que ele tava ficando bravo, até que um dia ele bebeu um pouquinho a mais e me pegou de força, rasgou minha roupa, mas eu fiquei tão assustada que nem consegui chorar, e  ele me deixou assim...é...assim...pelada...e ficou olhando pra mim, com aquele olho de gente safada...disse que eu era linda, que ele me amava e que eu era a mulher da vida dele...mais ai eu num guentei , pulei pro pescoço dele e beijei ele todinho, se me alembro de tudo que fizemo naquele noite até coro de vergonha, mas olha...foi danado de bom.... ê saudade boa é aquela que dói....

(musica cresce)

Um comentário: