terça-feira, 16 de agosto de 2011

PRAZO EXTRA de Marcus Di Bello

TEMA: LONGO PRAZO

(Jesus esperando, demonstrando impaciência. Gabriel chega quase sem ar, apressado)

GABRIEL
Desculpe, eu tentei chegar o mais rápido que pude.

JESUS
Sem problemas. A minha pressa é por ser caráter de urgência.

GABRIEL
Eu teria chegado mais cedo se eu não tivesse me perdido na entrada de Jerusalém. O trânsito aumentou absurdamente desde a última vez que estive aqui.

JESUS
Vamos ao que interessa, Gabriel. Acho que posso ser claro e direto com você.

GABRIEL
Pois não, Jesus.

JESUS
Preciso de um prazo maior na Terra.

GABRIEL
Não, Jesus.

JESUS
Mas Gabriel...

GABRIEL
Ordens são ordens. Seu pai que mandou, nem se eu quisesse eu poderia te ajudar.

JESUS
É que você estava presente no meu nascimento, achei que poderia me dar uma força.

GABRIEL
Seu pai escreve certo por linhas tortas. Se ele planejou a sua morte é porque é o melhor a ser feito.

JESUS
Mas eu preciso de um prazo maior, ainda não consegui fazer tudo o que tinha para fazer.

GABRIEL
E isso é culpa de quem, Jesus? Se você focasse nos seus objetivos isso não estaria acontecendo. Mas ao invés de pregar a palavra ao redor do mundo, o que você faz? Fica aí transformando água em vinho, andando sobre a água...

JESUS
Espera um pouco, transformar água em vinho foi uma vez só e apenas porque a festa estava meio sem graça. Quanto a andar sobre a água, eu peço desculpas. Foram algumas poucas apresentações.

GABRIEL
Poucas? Lá no mediterrâneo estão o chamando de Jesus Crist’Angel, o ilusionista.

JESUS
Mas Gabriel, eu parei com isso! Eu juro. Acredite em mim.

GABRIEL
Está bem, Jesus. Mas por que você quer um prazo maior na Terra? Você sempre soube que esse era o plano de seu pai, desde o princípio.

JESUS
Eu estou abalado, Gabriel. Entenda as minhas razões. Confesso que estou muito chateado com a minha última ceia.

GABRIEL
Algo errado aconteceu?

JESUS
Algo muito errado. Apenas os doze apóstolos apareceram. Eu queria um grande evento. De nada adiantou a promoção “sandália franciscana até meia noite não paga”. Eu quero mais tempo aqui na Terra para realizar uma mega última ceia com mais de dez mil convidados.

GABRIEL
Jesus, isso está errado.

JESUS
Errado, Gabriel? Errado foi ter nascido numa família de carpinteiros. Passei toda a minha adolescência fazendo escrivaninhas. Eu tenho direito a mais uns dez anos por isso. Deixa-me viver até quarenta e três, pelo amor de Deus!

GABRIEL
É pelo amor a ele que digo não.

JESUS
Que inferno.

GABRIEL
Vira essa boca para lá!

JESUS
Por favor, Gabriel, tenta convencer meu pai. Pelo menos mais alguns meses, para que eu consiga me valorizar. Ninguém merece ser vendido por trinta míseras moedas de prata.

GABRIEL
Jesus, entenda uma coisa. Você precisa morrer por toda a humanidade. A sua morte salvará o pecado de todos.

JESUS
Precisa ser morte?

GABRIEL
Sim.

JESUS
Não dá para ser braço amputado?

GABRIEL
Não.

JESUS
Nem uma disfunção urinária?

GABRIEL
Crucificação e morte. Sem direito à negociação.

JESUS
(Tempo, pensando)
Eu posso voltar e mostrar para os apóstolos fotos da viagem ao paraíso?

GABRIEL
Isso a gente vê com o seu pai, acredito que não haja problema. Mas só se você prometer não esfregar as feridas na cara do Tomé.

JESUS
(Desapontado)
Então está bem. Eu morro, fazer o quê. Vou lá, orar, fingir surpresa quando me pegarem. Obrigado, Gabriel. Você é um anjo.

GABRIEL
Às suas ordens.
(Jesus saindo. Gabriel o acompanha. Antes de sair olha para cima)
Desculpe, Senhor, ele não sabe o que faz.

Um comentário:

  1. Amo essa peçaaaaaa ❤❤💙💙💙💚💚💚💚💛💛💜💜💓💓💕💕💓💓💟💞💞💝💘💘💗👍👍👍💖💖💖💕💕💙❤💋💋💋💋💋👄👄👄👄

    ResponderExcluir