quarta-feira, 13 de julho de 2011

ROTEIRO DE SUCESSO de Marcus Di Bello

TEMA: CONTO DE FADAS

(Mesa de um café do centro de Los Angeles. Mick espera e, entre um gole e outro de café, confere o seu relógio de pulso. Está cuidadosamente arrumado. Seu terno parece ter saído da loja nessa exata manhã. Depois de certa espera chega Walt. Despenteado, roupas amassadas e levemente com sono.)

MICK
(Animado)
Walt, meu bom e velho Walt! Achei que havia desistido do encontro.

WALT
Desculpe o atraso. Eu dormi muito pouco essa noite. Foi muito difícil acordar cedo.

MICK
Sem problemas, Walt. Marcamos dez horas e agora são, veja só...
(Confere o relógio)
Onze e quinze. Mas não se preocupe, realmente não há problemas. Estou sempre disponível para encontrar um grande amigo. Gostaria de um café?

WALT
Por favor.

MICK
(Faz sinal ao garçom)
Quanto desleixo, meu velho. Olha para esse seu terno.

WALT
Não está tão mal assim.

MICK
Parece que veio de uma guerra. Que horror! Saímos da guerra há dez anos, Walt. Tenha dó! Você precisa cuidar do visual. Hollywood é cruel, meu caro. Importam-se mais com a aparência do que com o talento.

WALT
Estou assim porque passei a noite inteira tentando escrever novos roteiros.

MICK
Errata, Walt. Passou metade da noite tentando escrever novos roteiros. A outra metade passou bebendo. Eu sinto o cheiro daqui.

WALT
Não posso negar que ela é minha companheira nas noites de inspiração.

MICK
Assim você não chegará a lugar nenhum. Ouça o que digo! É preciso focar, meu velho. Tenho até medo desses seus roteiros.

WALT
(Chega a xícara de café)
Pois ficaram ótimos.

MICK
Iguais aquele seu último?
(Ri enquanto Walt bebe café)
Como era o nome mesmo, Walt?

WALT
Tango Tango no Morango.
(Mick cai na gargalhada)
Não ri, era uma boa ideia. As crianças iriam adorar.

MICK
Uma bactéria argentina que começa a viver com a família dentro de uma salada de frutas. Quem você quer enganar?

WALT
Era um desenho experimental. O piloto ficou ótimo, mas não quiseram produzir. E a trilha era muito boa.

MICK
Você é muito engraçado, Walt.

WALT
Eu preciso de ajuda, Mick.

MICK
Percebe-se.

WALT
Falo sério. Estou sem grana. Preciso emplacar um bom roteiro. Não agüento mais ganhar duzentos dólares por pilotos que nunca são produzidos.

MICK
Arruma essa gravata!

WALT
(Arrumando)
Por favor, estou implorando ajuda.

MICK
Está bem, está bem. Sabe que sou seu grande amigo. Como posso ajudar?

WALT
(Retira anotações do bolso do paletó)
Preciso que avalie os meus roteiros.

MICK
Conte-me detalhes.

WALT
Está certo.
(Bebe o resto do café num gole só)
O primeiro desenho é sobre um coelho. Um coelho com habilidades humanas. O nome dele é Oswaldo.
(Mick rindo)
Posso saber o motivo da risada?

MICK
Certo, Walt. Um coelho chamado Oswaldo. As crianças certamente vão gostar muito disso. Que tal colocar uma menina chamada Alice para seguir o Oswaldo até a toca dele?

WALT
Não é nada parecido com Alice no País das Maravilhas, não diga o que não sabe!
(Coçando o queixo)
E eu tenho um desenho sobre uma Alice também.

MICK
Viu só!

WALT
Não é parecido!

MICK
Conte-me detalhes sobre a Alice, Walt. O coelho Oswaldo é pouco simpático e não agradou muito.

WALT
Bom, a minha Alice é uma pessoa real que convive com desenhos animados.

MICK
Pessoa real?

WALT
Isso. Filmada e inserida no desenho.

MICK
Uma atriz?

WALT
Exatamente.

MICK
Assustador, Walt. Muito assustador.

WALT
É fantástico, Mick. Toda criança vai querer ser a Alice. O sonho de estar num desenho animado.

MICK
É um pesadelo, Walt. Pessoas de verdade são vistas em filmes, não em desenhos. Esse foi o motivo do encontro? Se eu soubesse que ouviria essas ideias nem teria saído de casa.

WALT
É experimental.

MICK
Então sugiro que experimente de novo.

WALT
Eu desisto. Não consigo escrever um bom roteiro.

MICK
Não fica assim, meu velho. Estou só brincando com você. Desculpe seu bom e velho amigo. Eu quero te ajudar. Eu vou ajudá-lo!

WALT
Como?

MICK
Tenho aqui um bom roteiro. Gostaria de ouvir?

WALT
À vontade.

MICK
(Retirando anotações do bolso)
É uma adaptação do conto de fadas da Cinderela. Conhece?

WALT
Nunca ouvi falar.

MICK
Vou resumir a história. Cinderela vive com a madrasta, que a obriga a realizar serviços domésticos. Então o rei anuncia que haverá um baile no castelo, onde o príncipe escolherá a sua esposa dentre todas as mulheres do reino. A madrasta proíbe Cinderela de ir, alegando que a moça não possuí vestido para a ocasião. Cinderela faz um vestido de retalhos, mas horas antes do baile as filhas da madrasta o rasgam. Cinderela chora, e das suas lágrimas surge uma fada madrinha. Apressando um pouco a história, a fada madrinha dá um belo vestido para Cinderela e ela consegue, assim, ir ao baile do castelo.

WALT
Parece interessante.

MICK
Claro que é interessante, Walt. É disso que as crianças gostam. Tem ação! Não é um coelho chamado Oswaldo e nem uma mulher drogada que acha que está num desenho animado. É vida. É romance. O príncipe escolhe a Cinderela no final. Eles se casam. É disso que o público gosta. É uma grande produção, Walt, você não está entendendo. Não é só um mero desenho. Renderá milhões.

WALT
Talvez seja a minha salvação.

MICK
Claro! E eu estou compartilhando com você.

WALT
Mas acho a história um pouco sem graça.

MICK
Como sem graça? Meu velho, a história é perfeita. A fada madrinha transforma abóbora em carruagem. Criança adora mágica. A Cinderela é alertada que precisa voltar a meia-noite, que é quando o feitiço se desfaz. São os valores sociais sendo ensinados.

WALT
Voltar meia-noite? Que festa é essa, Mick? Olha, com o trânsito de Los Angeles eu mal conseguiria chegar na festa nesse horário, imagina voltar dela!

MICK
Eu estou querendo te ajudar, Walt, e você está zombando do roteiro.

WALT
Não estou zombando, mas não faz muito o meu estilo do jeito que está.

MICK
E como você faria?

WALT
Eu estou brincando, Mick. Acho um bom roteiro. Alteraria pouca coisa. Talvez o primeiro vestido da Cinderela, aquele que as filhas da madrasta rasgaram, seria feito com a ajuda dos animais do bosque.

MICK
Pare de pensar em animais, Walt. Essa época passou. Foca na madrasta, na maldade, nos valores humanos. É isso que as crianças precisam hoje em dia. Está tudo muito parado. Animalzinho não diverte mais.

WALT
E a carruagem precisa se movimentar. A fada madrinha poderia transformar dois ratos em dois lindos cavalos.

MICK
Você é doente, Walt. Um amante dos animais.

WALT
Gostei do roteiro, Mick. Infelizmente é uma grande produção. Como arranjar dinheiro para isso?

MICK
São detalhes, meu bom e velho Walt.
(Abre a carteira e coloca sobre a mesa algumas moedas)
Aqui está o preço do café, Walt. Hoje o seu é por minha conta. Por favor, acerte a nossa conta lá dentro que depois iremos ao estúdio para trabalhar em cima da ideia da Cinderela.
(Antes de Walt levantar Mick coloca a mão sobre o ombro dele)
Ganharemos muito dinheiro, Walt. E lembre-se: continue seguindo em frente.

WALT
(Com as moedas em mão)
Obrigado, Mick. Volto já com a conta paga.
(Sai de cena)

MICK
Esse idiota. Como é influenciável. Cinderela nunca seria um sucesso. Uma história antiga e cheia de maldades, além do alto custo para produzir.
(Revirando os papéis que Walt deixou sobre a mesa)
Alice. Muito interessante. Esse Oswaldo também não é nada mal. Oswaldo, seu coelho sortudo. Você me dará fama.
(Percebendo que Walt está voltando, Mick coloca no bolso as anotações e corre, deixando um pé do sapato pelo caminho)

WALT
Mick? Mick, onde você está indo?
(Gritando)
Mick! Mick!
(Senta)
Droga, maldito! Sabia que não deveria confiar nesse ordinário.
(Percebe que as anotações não estão ali)
Onde estão os meus roteiros? Onde estão Oswaldo e Alice? O desgraçado levou tudo! E ainda deixou um sapato para trás. Fugiu feito um rato. Covarde! Rato Mick.
(Anotação de Cinderela em mãos)
Ele esqueceu o roteiro dele. Cinderela. É uma produção muito grande. Preciso de dinheiro para isso. Mas como, depois que aquele rato levou os meus dois melhores roteiros?
(Dobra o papel de uma forma que fica parecendo duas orelhas)
Preciso de um roteiro de sucesso.

FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário