segunda-feira, 18 de julho de 2011

SALLE À MANGER de Marcus Di Bello

TEMA: JANTAR

(Mesa de jantar muito bem arrumada. Martha é uma mulher elegante, doce e simpática. Seu olhar tem um quê de ternura. Paulo usa camisa social e gravata. Seu cabelo é dividido e ele carrega óculos de bom moço no rosto. Possui gestos curtos e calculados. Martha e Paulo estão sentados. Trocam sorrisos. Martha sempre muito atenciosa)

MARTHA
Guardanapo?

PAULO
Sim, muito obrigado.
(Limpando a boca)
Sua casa é muito bonita.

MARTHA
(Sorri)
Obrigada. Papai tem bom gosto.

PAULO
Uma decoração fascinante. De verdade.
(Olhando Martha. Sentindo-se desconcertado)
Muito legal da sua parte me convidar para jantar hoje.

MARTHA
Achei que seria interessante.

PAULO
E seus pais, onde estão?

MARTHA
Viajando.

PAULO
Interessante.

MARTHA
Bem interessante.
(Enche um copo com suco)
Aceita?

PAULO
Qual é o sabor?

MARTHA
Abacaxi.

PAULO
O meu preferido.
(Bebe um gole)
Foi realmente muito legal da sua parte me fazer esse convite. Ninguém nunca me fez um convite assim.

MARTHA
Nunca jantou na casa de alguém?

PAULO
(Tímido)
Nunca estive com uma menina. Assim, sozinho.

MARTHA
Sempre tem uma primeira vez.

PAULO
Obrigado.

MARTHA
Por quê?

PAULO
Pelo convite.

MARTHA
Não precisa agradecer.

PAULO
(Bebendo o suco)
Desculpa.

MARTHA
E nem se desculpar.

PAULO
(Ri)
Martha, eu sempre me senti muito bem ao seu lado. É um sentimento que não consigo explicar. É de um jeito bom, até inocente eu diria. Sabe o que é estar bem só de estar ao lado de uma pessoa? Eu me sinto tão leve contigo. Eu sei que não devia ser tão direto assim, desculpa, às vezes eu falo demais.

MARTHA
Não se preocupa. Isso é bom.

PAULO
(Sorri. Olham-se por alguns segundos)
E qual é o prato da noite?

MARTHA
Você.

PAULO
Como?

MARTHA
Você é o prato da noite.

PAULO
(Ri)
Você é canibal?

MARTHA
(Séria)
Sou.

PAULO
Como é?

MARTHA
É isso mesmo. Eu vou te comer hoje. Na verdade, eu vou começar a te comer essa noite. É um processo lento, envolve muitas etapas. Começo hoje, com um beijo apaixonado, temperado com muito azeite, vinagre e sal. Repetiremos o prato por alguns dias. Será o nosso preferido. Em duas semanas vamos começar a namorar. Ainda estarei abrindo o meu apetite. No final do mês transaremos e então o nosso tormento começará. Eu serei muito ciumenta e brigaremos por isso, depois vamos brigar por causa da briga e então estaremos numa terceira briga sem nem lembrar o motivo. Eu vou me magoar. Vou ficar brava quando você falar que não tem motivos para eu me magoar. Você vai ficar bravo por eu estar brava. Vamos ver muitos filmes, tanto no cinema quanto em casa. Comeremos em muitos restaurantes. O nosso preferido será aquele japonês.Passaremos horas conversando, até o momento que não teremos mais assunto e isso vai me incomodar profundamente. Você se sentirá incomodado com o meu incômodo e passaremos a brigar somente pelo fato de que assim teremos assunto. Você conhecerá os meus pais. Eu conhecerei os seus. Eu ficarei muito amiga da sua mãe. O dia que vocês brigarem eu darei razão a ela e então, eu e você, brigaremos por isso. Nós passaremos as férias no litoral e isso será muito bom. Vou começar a entender que é a rotina que desgasta a nossa relação. Iremos ao aquário e desejaremos ter a vida dos peixes, sempre tão calmos e felizes. Iremos ao supermercado várias vezes e isso será um bom passatempo. Iremos patinar no gelo nas férias de verão. Eu vou cair e me machucar e você dirá uma frase que eu nunca vou esquecer. Acharei você o homem mais perfeito do mundo nesse dia. Passaremos a morar juntos quando você conseguir uma promoção no emprego. Eu começarei a trabalhar. Nós nos encontraremos somente de noite, em casa, o que fará com que a nossa relação dure mais. Você vai reclamar de como a política te come vivo. Vai falar que sente falta de um governo que pare de olhar para os interesses da elite. Esses seus papos me deixarão enjoada. Você me convencerá que Cães de Aluguel é o melhor filme de todos os tempos. Iremos nos casar numa igreja muito tradicional da cidade. Sua mãe vai chorar. Eu usarei um vestido belíssimo. Nós não seguiremos a tradição que diz que o marido não pode ver o vestido da esposa. Não ligaremos para isso. No dia do nosso casamento você fará as pazes como seu pai. Será o dia mais feliz das nossas vidas. Anos depois jogarei em você o álbum de fotos. Antes disso teremos um cachorro. Ele se chamará Billy. Teremos uma filha que se chamará Antônia. Você achará Antônia parecida com o Roberto, um amigo nosso do prédio. Isso irá tirar o seu sono. Você passará uma fase difícil no trabalho e será demitido. Passaremos a brigar todo dia, relembrando os tempos de namoro. Eu vou te agredir com uma faca. Quando Antônia completar cinco anos iremos nos separar. Será difícil para você. Eu estarei tranqüila e isso te deixará bravo. Você voltará para a casa da sua mãe. Eu cobrarei uma pensão que você não poderá pagar. Mesmo depois da separação continuarei atormentando você. Vigiarei os seus relacionamentos. Você mal verá Antônia. A sua mãe continuará sendo minha grande amiga. E esse é o jeito que eu comerei você, aos poucos, durante todas as etapas da sua vida. Sua vida será uma mistura de felicidade e tristeza. Momentos bons e momentos ruins. Eu vou te comer até você deixar de existir. A sua vida será minha e eu vou saborear cada pedaço.
(Silêncio)

PAULO
Mas aquilo de me comer agora era mentira, certo?

MARTHA
Não. O suco que eu te dei contém uma poderosa substância que deixará a sua carne macia, perfeita para mastigar. Em poucos segundos você vai desmaiar e então eu aproveitarei.
(Martha sorri)
Guardanapo?

Um comentário: