quarta-feira, 28 de setembro de 2011

UMA OBSESSÃO de Kadu Veríssimo

(tema Obsessão) 
Personagens

Vera
Lúcia
Mulher

 ( No Elevador)

Lúcia
(nervosa) Vai pro último andar

Vera
A senhora pretende ir em qual loja?

Lúcia
(alterada)Sobe agora para o último andar...

Vera
Um minuto senhora, vou só esperar aquele senhor chegar ao elevador...

Lúcia
Não vai esperar nada, sobe já essa porra!(tira uma faca da bolsa)

Vera
Sim sra, mas por favor, não me machuque...

Lúcia
Aperta então esse botão, aperta...

Vera
Sim senhora, sim senhora...

Lúcia
Quantos andares tem esse prédio?

Vera
Vinte senhora...

Lúcia 
É pra lá que eu vou então...hoje eu vou me matar

Vera
Vai o que?

Lúcia
Vou me matar, me matar, você esta surda (aponta a faca)

Vera
Mas sra, ainda tão jovem, tão bonita...

Lúcia
Se soltar mais uma graça eu corto o seu pescoço

Vera
Eu estou falando a verdade senhora, jamais brincaria com a sua vida...não faça isso...

Lúcia
Cala essa boca, você nem me conhece, aperta isso pra subir direto hein, se parar em algum andar eu não sei do que sou capaz...

Vera
A sra tem filhos?

Lúcia
Não

Vera
É casada?

Lúcia
Não

Vera
Namora?

Lúcia
Não

Vera
Acredita em Deus?


Lúcia
Não

Vera
Assim fica difícil...


Lúcia
Não adianta falar nada, eu estou decidida a dar fim a minha vida

Vera
Mas porque?


Lúcia
A minha vida é um inferno, como é mesmo seu nome?

Vera
Vera

Lúcia
Quatro

Vera
Oi?

Lúcia
Quatro letras, seu nome tem quatro letras...

Vera
Sim mas o que...

Lúcia
Dez...dez, mais três pontinhos....

Vera
Eu não to entendendo?

Lúcia 
As reticências...essa última dezessete , eu conto tudo o que as pessoas falam , tudo...eu estou enlouquecendo por causa disso...quer saber quantas letras você já disse até agora desde que entrei nesse elevador? Quer? 787 palavras....eu estou enlouquecendo por causa disso e eu não consigo parar...

Vera
Já procurou um médico?

Lúcia
Dezoito, já sim...

Vera
E o que ele disse?

Lúcia
Treze e interrogação... que eu sofria de obsessão, eu sou obsessiva, minha vida toda, quando criança eu comecei contando os azulejos da calçada, os pretos, depois os brancos, depois, comecei a contar quanto arroz tinha nas panelas, depois comecei a contar quantos fios de cabelo tinham as bonecas, quantos grãos tinham no açucar, e eu não consigo parar, eu to sofrendo Vera, eu to sofrendo muito...


(vera fica em silêncio)

Lúcia
Você não vai me dizer nada? Fala alguma coisa

(Vera fica em silêncio)

Lúcia
Zero, fala alguma coisa...piscou uma, duas, três, quatro, cinco,seis,sete,oito piscadas...eu não consigo parar....( joga seu corpo contra o elevador) Eu quero morrer, eu quero morrer...

Vera
Para com isso, para...

Lúcia
Quinze...quinze....

(o elevador para)



Lúcia
Chegamos?

Vera
Sim

Lúcia
três...

Vera
Você vai mesmo se matar?

Lúcia
Dezenove...

Vera
Para!

Lúcia
Quatro, exclamação

Vera
CHEGA!

Lúcia
Cinco em caixa alta exclamação

Vera
Pensa bem...

Lúcia
Oito, reticências

Vera
É muito louca

Lúcia
Onze com pena

Vera
Quer saber, eu quero mais é que se dane

Lúcia
Trinta com deboche

Vera
Se mata mesmo sua maluca...que vida de cão...sai daqui miserável, vai se joga, mas se joga de cabeça...é cada uma...

Lúcia
Oitenta e cinco com raiva

(o elevador desce)

( Lucia caminha até o parapeito do prédio, olha para baixo e pensa em se jogar naquele momento, mas antes conta os carros estacionados, as cabeças que estão passando na rua e quantos azulejos brancos tem onde ela vai cair, prepara-se,ollha para o céu, conta as nuvens e pula)

Lúcia
(caindo) Meu deus não tinha reparado que  o prédio é de tijolinho....,um, dois três quatro, cinco, dezessete, quarenta e nove, trezentos e oito, nãoooooooo!

(Forte batida no chão)

(Passa uma mulher)

Mulher
(aos gritos)Meu deus que horror, uma mulher se jogou do prédio... caiu de cara no chão a coitada....

(começa a juntar gente)

Mulher
Nossa, olha em quantas partes o corpo dela ficou...que horror...

(uma força súbita faz aquela cabeça que não mais pertence ao pescoço virar rapidamente)

Lúcia 
Alguém conta  pra mim?

(Gritos)

(Trevas)


Um comentário:

  1. Eu irritada? Quem falou uma mentira dessas? Quem foi que falou que sou irritadaaaaaaaaaaa?

    ResponderExcluir