quinta-feira, 29 de setembro de 2011

VIVICA OBSESSIVA de Marcus Di Bello

TEMA: OBSESSÃO

(Vivica, senhor de sessenta anos, sentado numa poltrona. Um guardanapo de tecido cobre seu rosto. Dorme. Acorda num sobressalto. Limpa os óculos com o guardanapo. Levanta, com muita dificuldade, e tenta limpar a poltrona. Encontra um jornal em cima de uma mesinha, ao lado da poltrona. Folheia algumas vezes enquanto resmunga. Tosse. Pigarreia.)

VIVICA
Rita!
(Tempo)
Rita, o que teremos para o almoço?
(Tempo)
Que não seja aquela mesma porcaria do jantar. Rita, é sempre a mesma coisa. Ontem o macarrão não estava bom. Ficou um pouco amargo quando misturamos com os frutos do mar. E as verduras que compramos bem cedinho no mercado municipal não estavam tão frescas. E o pernil não estava muito bem assado e o queijo mussarela estava duro, e você sabe que eu gosto do queijo derretendo, escorrendo pelo garfo de prata que ganhamos de aniversário de casamento no ano de 1998. Já as almôndegas ao molho madeira estavam ótimas. Você fez com muito carinho, Rita, aposto. Também gostei do empanado de frango, as alcachofras, a lasanha, a batata recheada com moqueca, a abobrinha de forno, o lombo recheado, a picanha suína, a costelinha e o estrogonofe de carne com molho shoyu.
(Tempo)
Rita, me bateu uma dúvida agora. Jantamos costelinha?
(Tempo)
Claro que jantamos, nós jantamos a mesma coisa há trinta anos. O nosso cardápio não muda.
(Vivica continua lendo o jornal. Resmunga. Tosse. Pigarreia. Resolve limpar os óculos com o guarnapo)
Rita!
(Tempo)
Você me acha obsessivo? Aqui no jornal diz que tem um estudo realizado pela universidade da Espanha que comprova que a obsessão é uma doença. Você vive falando que eu estou doente.
(Tempo)
Rita! Não é porque você morreu há três meses que não vai me responder. Fala comigo, por favor.
(Tempo)
O que teremos para o almoço mesmo?
(Vivica tosse. Larga o jornal no chão e volta a dormir, com o guardanapo sobre o rosto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário