sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O ANIVERSÁRIO de Kadu Veríssimo


 Personagens

Mãe
Menina

( Tema Mãe)

( a menina esta debruçada na janela , pensativa e feliz, é noite, sua mãe entra)

Mãe
 Vai dormir menina...que tanto olha aí pro céu...

Menina
To imaginando como vai ser a minha festa amanhã mãe...

Mãe
Vai ser muito legal...vai ter bolo ,refrigerante...seus amigos...

Menina
 Será que vem todo mundo mamãe?

Mãe
A mãe convidou todo mundo...

Menina
Então eu vou dormir logo pro tempo passar mais rápido...

Mãe
Vai minha querida...daqui a pouco os passarinhos vão cantar...(saem)

(mudança de luz- som de passarinho)

Menina
Mãe o passarinho já cantou e eu já estou de pé...

Mãe
Mas pra que tanta afobação?

Menina
 Eu quero por aquele vestido azul...

Mãe
Aquele que sua vó fez?

Menina
Esse mesmo..quero estar bem bonita pra quando todo mundo chegar....

Mãe
Esse vestido sua vó fez antes de você nascer...parecia que ela adivinhava como você ia ser...

Menina
E como a vovó era mamãe?

Mãe
Assim exatamente como a mamãe é...

Menina
Bem bonita então...(sai correndo feliz)

Mãe
Essa menina...

(Mudança de clima- som e luz para denotar passagem de horas)

(Mãe e menina se posicionam em janelas diferentes...a menina esta triste)

Mãe
mãezinha...como voce nunca me avisou que era tão difícil ser mãe?
São seis horas da tarde, dia do aniversário da Isabel e neste momento ela está esperando as amiguinhas chegarem pra sua festa...eu marquei pras três mãe...e até agora ninguém chegou....
Eu disse que atraso é normal...

Menina
Mãe...será que alguém vai vir...

Mãe
 Claro minha querida...

Menina
Mas já ta tão tarde

Mãe
Atraso é normal...

Menina
 é...deve ser...

Mãe
Quer que a mamãe fique aí com você?

Menina
Não mamãe...eu prefiro ficar sozinha...

Mãe
E o pior mãe que eu nem tenho a desculpa da chuva porque o tempo aqui está ótimo...eu também morria de medo que meus amigos não fossem a minha festinha, sempre fui muito medrosa...lembro que quando fiz oito anos na minha festinha tinha eu, a sra e dois primos meus, que de tão longe, nem o nome mesmo deles eu sabia...

Menina
Ta falando sozinha mãe?

Mãe
Não filha...to aqui vendo se não chega alguém...

Menina
 A minha amiga Maria disse que vinha...ela vai vir né mãe?

Mãe
 E o que eu falo pra ela? A verdade?  ou encho ela de esperança? , mas ela nem espera a minha resposta...

Menina
Mãe, acho que hoje também é aniversario da Lourdes, será que foi todo mundo pro aniversário dela?

Mãe
Não querida....e se foram depois eles devem passar por aqui...(a parte)- assim espero...
Vai lá dentro tomar um guaraná, comer um doce...

Menina
Não mãe, obrigada, vou ficar aqui esperando...

(Mudança de luz )

Mãe
Queria tanto que estivesse aqui mãe, pra me ajudar a resolver essa situação, olhar pra mesa com os pratinhos, os doces,tudo arrumado pra festinha dela, dá um aperto no coração, ver a carinha de tristeza da minha filha, preferia que fosse comigo, mas não com ela...tão pequena...ela acabou adormecendo ali na janela até anoitecer...e o que era pior aconteceu...ninguém chegou...ela dormiu ali, em pé...e o engraçado é que dormindo ela tinha um sorriso, um sorriso feliz sabe, parecia sonhar com alguma coisa boa...peguei ela no colo, e ela continuava dormindo, sorrindo, resmungando alguma coisa, mas derrepente ela abriu o olho , deu um sorriso leve, sem mostrar os dentes, me deu um beijo como se estivesse me consolando e dormiu...e eu voltei para aquela sala toda decorada, cheia de doces, bexigas, enfeites...sentei...e chorei ....

(olha para a janela e caminha em sua direção, olha para o céu, e devagar fecha a cortina)

(Black-out)

Nenhum comentário:

Postar um comentário